Presidente da República distingue professor emérito Fernando Carvalho Rodrigues
30 dezembro 2025
Ler mais“That one Time when Time stood Still” é, segundo a artista plástica um aceno a um tempo em suspenso e um tanto surreal, numa referência às atividades e incertezas vividas no primeiro confinamento assim como à solitude e, por vezes, solidão do isolamento. O título é também uma referência aos clássicos filmes de ficção científica, sendo este uma alusão a um sentimento coletivo de viver um filme, uma distopia, especialmente nos primeiros meses da pandemia.
As obras contam com componentes e referências autobiográficas, mas o seu carácter como que inacabado, em harmonia com essas lacunas temporais, num duelo entre o pormenor lento e o espontâneo acelerado, a tradição académica e o contemporâneo, que fazem parte da linguagem da artista, deixam espaço a serem inseridas e preenchidas com outras experiências e contextos para além desse momento em que o tempo pareceu quase parou.
Bárbara Gil Pereira, natural do Funchal, vive e trabalha entre Lisboa e a ilha da Madeira. Estudou Design na Universidade da Madeira e IADE e pintura na National Academy Of Fine Arts - Nova Iorque, nos EUA, no Atelier Académico de Sam Adoquei. Passou também pela Art Student's League, também em Nova Iorque e pela Central Saint Marrin's College of Art em Londres, Reino Unido.
Expõe regularmente em Portugal e na Europa e, nos últimos anos, também em Tóquio no Japão sendo presença assídua no Festival de criadores independentes no conceituado centro de artes Spiral, onde foi a primeira artista ocidental selecionada a participar. Passou também pela Islândia onde expôs e participou numa residência artística promovida Associação de Artistas Visuais Islandeses.
O seu trabalho encontra-se já em coleções particulares e empresariais um pouco por todo o mundo, instituições como o Museu de Eletricidade da Madeira, assim como em alguns hotéis e resorts. A exposição “That one Time when Time stood Still” pode ser visitada de segunda a sexta-feira (das 11 às 20 horas) e sábados (das 11 às 19 horas).
Presidente da República distingue professor emérito Fernando Carvalho Rodrigues
30 dezembro 2025
Ler maisFilme português conquista Prata no Festival El Ojo Iberoamérica
25 novembro 2025
Ler mais