Alunos do IADE vão desenvolver aplicação para ajudar jornalistas e não só a identificar fake news
30 novembro 2023
Projeto é financiado por uma bolsa da Embaixada dos EUA em Lisboa e conta com a parceria do Diário de Notícias

O IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, da Universidade Europeia, vai desenvolver e implementar o projeto “A Fact Checking framework for newsmedia”, uma aplicação que pretende facilitar o trabalho dos jornalistas e do público em geral na identificação do grau de veracidade da informação disponível, de forma a minimizar a proliferação das denominadas fake news (traduzido para português como “notícias falsas”).

Esta iniciativa, que tem o objetivo de desenvolver uma aplicação tendo por base tecnologia da Google, resulta da atribuição de uma bolsa por parte da Embaixada dos EUA em Lisboa, na sequência de uma candidatura da Europeia ID, e acontece em parceria com o Diário de Notícias. A aplicação não servirá exclusivamente os jornalistas, mas sim qualquer pessoa que utilize o site do DN e que queira confirmar a veracidade de qualquer informação. Esta ferramenta é, nesse sentido, uma aliada contra o fenómeno crescente das fake news e deep fakes assente na verificação por comparação.

"É com enorme satisfação que o IADE acolhe o projeto 'A fact checking framework for newsmedia'. A causa não nos poderia ser mais familiar: o fenómeno crescente das 'fake news'. Estamos gratos pelo financiamento da Embaixada dos EUA, que tem um valor educativo para os nossos estudantes e um valor prático para a nossa democracia. A disseminação de informações enganosas é prejudicial para a sociedade e para a democracia, por isso é importante unir esforços com um órgão de comunicação social credível como o Diário de Notícias e utilizar a tecnologia da Google para criar uma aplicação que ajude a verificar a veracidade das notícias, proporcionando, assim, uma contribuição valiosa”, afirma Carlos Rosa, diretor do IADE.

"É com enorme entusiasmo que o Diário de Notícias junta esforços ao IADE para implementar uma aplicação que ajude as pessoas a confirmarem a veracidade de notícias. O combate à mentira é uma obrigação de uma sociedade que se quer moderna. Não há nada pior do que uma pessoa estar mal informada ou ser enganada com factos falsos. O DN, perto de fazer 160 anos, tem a responsabilidade de ser um farol de credibilidade em Portugal. E iremos estar sempre na primeira linha do combate às fake news. É esse o nosso ADN," afirma Diogo Agostinho, Administrador do GMG.

O projeto será implementado no âmbito do modelo académico da Universidade Europeia, no qual os alunos têm uma aprendizagem experiencial e ativa, através da resolução de problemas em contexto real. Este framework e aplicação serão desenvolvidos pelos estudantes da Licenciatura em Creative Tecnologies, nas unidades curriculares de “Web App Project”, “Databases” e “Web Programming”, com o acompanhamento dos respetivos professores e com a orientação do Prof. Miguel Boavida, coordenador da Licenciatura.

O projeto irá decorrer durante o 1º semestre do ano letivo 2023/2024, de outubro a fevereiro. Após esta fase os resultados do projeto serão testados pelo Diário de Notícias. O produto final estará disponível publicamente na página dedicada a este projeto, tanto no site do IADE como do Diário de Notícias, e poderá ser descarregada gratuitamente.

IADE desafia alunos a desenvolverem reportagens sobre a Saúde Mental
1 fevereiro 2024
Ler mais
Estudantes do IADE vencem Prémios Lusófonos da Criatividade
12 janeiro 2024
Ler mais
Share