Conhece as principais diferenças entre Front-end e Back-end
20 agosto 2025
Ler maisÍndice de conteúdos
O design de comunicação na publicidade está cada vez mais presente em diferentes meios e plataformas: televisão, rádio, redes sociais, websites, anúncios em plataformas de streaming ou cartazes exteriores, entre muitas outras opções. Os consumidores são cada vez mais exigentes, pelo que o principal objetivo das diferentes marcas é a conexão com os seus clientes.
Se estás interessado no campo criativo do design de comunicação, com o Mestrado em Design e Publicidade ou com a Pós-Graduação em Creative Advertising, conseguirás responder aos desafios deste setor e descobrir o que é o design de comunicação e o seu impacto na publicidade.
A publicidade é uma ferramenta utilizada desde a invenção da imprensa. À medida que novas tecnologias foram desenvolvidas, esta também evoluiu.
O design gráfico publicitário é uma das ramificações do design gráfico e partilha o objetivo da publicidade: divulgar uma marca para estimular o seu consumo. Isto é feito ao fomentar a associação de bons valores com a marca, fidelizar os clientes, aumentar a notoriedade da marca, etc.
Através de imagens, vídeos e sons, o design publicitário procura persuadir o público a realizar uma ação específica.
O design de publicidade tem várias características fundamentais que ajudam a comunicar uma mensagem de forma eficaz a um público determinado. Algumas das características mais comuns são:
Existem muitas ferramentas de design gráfico em publicidade que permitem exercer essa persuasão sobre o consumidor. Dependendo da tipografia do produto, estas características serão combinadas de uma forma ou de outra.
Cada formato de produto publicitário apela às necessidades de um público determinado. Normalmente, as campanhas publicitárias combinam diferentes tipos de design para aumentar o seu alcance.
Os tipos de design gráfico na publicidade mais comummente utilizados incluem:
Cada tipo de design gráfico tem as suas próprias técnicas e considerações específicas. Ao escolher um ou outro, são considerados os objetivos da campanha publicitária e o público-alvo a que se destina.
A seguir, indicamos algumas formas em que o design gráfico influencia e afeta a publicidade.
A publicidade no design gráfico é crucial para comunicar e fazer chegar as mensagens aos utilizadores potenciais e não potenciais.
Ajuda na geração de oportunidades criativas: a publicidade oferece ao design gráfico oportunidades ilimitadas de criatividade.
Permite conectar emocionalmente com a audiência: a publicidade oferece ao design gráfico a capacidade de criar uma conexão emocional com o cliente, evocando emoções através de imagens, histórias ou textos, entre outros.
O impacto é mensurável: a publicidade tem métricas mensuráveis que permitem avaliar o impacto das ações de design gráfico no sucesso de uma campanha, ajudando a realizar ajustes ou melhorias para o futuro.
O design gráfico na publicidade é uma das possíveis saídas profissionais de Marketing e Publicidade. Se estás interessado no campo do design e em tudo o que está relacionado com este setor, o IADE oferece diferentes cursos de Design e Publicidade, onde podes escolher a opção que mais te agrada, incluindo a Licenciatura em Design, a Licenciatura Online em Design Visual, o Mestrado em Design e Publicidade, o Mestrado em Design e Cultura Visual e a Pós-Graduação em Creative Advertising.