Investigação

Centros de Apoio e Laboratórios

A UNIDCOM/IADE dispõe atualmente de centros de apoio e laboratórios para a gestão do conhecimento, da tecnologia, da inovação e da criatividade:

  • Laboratório IADE-Media Lab
  • Laboratório IADE 3D Lab
  • Game Studio/Project Factory
  • Lab de Engenharia
  • Edições IADE
  • Data Minning Lab
  • Biblioteca António Quadros
  • Agência Escola 


 

Laboratório IADE-Media Lab

O Laboratório IADE Media Lab é um espaço de interação e criatividade, promovendo apoio à formação e à investigação em áreas fundamentais do audiovisual e produção dos media e do design em contexto de experiência do utilizador. 


Este Laboratório compreende três estruturas operativas modulares, qualificadas como núcleos, a saber:

  • O Núcleo de Fotografia e Audiovisuais, com estúdios devidamente equipados para estudos na área dos audiovisuais e produção dos media. 

  • O Laboratório Digital que se encontra vocacionado para prestar apoio à edição, investigação no domínio do design de comunicação, em articulação digital com a imagem fotográfica analógica e web design. 

  • O IADE-UX.Lab – Laboratório de User Experience é um laboratório vocacionado para o estudo dos aspectos perceptivos e cognitivos da interação, experiência do utilizador (UX), usabilidade, design de interação e de interfaces, bem como design para o envelhecimento e design emocional. Está atualmente equipado com sistemas como: um sistemas imersivos e semi-imersivos de Realidade Virtual a 3D; eye-tracker móvel com sistema dedicado de análise de dados; conjunto de sensores para medição de dados psicofisiológicos (i.e., EEG; EDA; EMG; ECG); TV Full HD; consolas de jogos de última geração; workstations gráficas e laptops; Tablets com sistema operativo IOS e Android; Sistema de som ambiente e câmaras de vídeo.

 

Laboratório IADE 3D Lab

O laboratório IADE 3D Lab é um espaço de interação e criatividade, que se destina, prioritariamente, a apoiar o ensino e a investigação no IADE-U, disponibilizando um conjunto de tecnologias de modelagem, de pré-fabricação e teste, que permite envolver os docentes, investigadores e os estudantes no desenvolvimento de uma aprendizagem e prática distintiva – assente no “saber fazer" - em diferentes valências, tanto ao nível dos diferentes sistemas concretos de representação, da modelagem tridimensional de diferentes materiais, bem como no uso de técnicas e tecnologias – tradicionais e novas tecnologias - utilizadas na construção de modelos materiais tridimensionais. Está atualmente equipado com sistemas como: impressoras a 3D; máquina de corte a laser; máquina de corte CNC; fresadoras; entre outros.

 

Edições IADE

As Edições IADE estimulam e divulgam, principalmente, a investigação dos docentes do IADE, com vista ao apoio didáctico junto dos alunos e a partilha de conhecimento na comunidade científica, abarcando nas suas publicações temas como o Design (História e Investigação), o Digital, a Empresa e a Gestão, a Educação, a Estatística, a Fotografia, a Ilustração, a Moda, o Marketing, o Direito da Publicidade, etc. Da sintonia entre as Edições IADE e a Unidade de Investigação em Design e Comunicação, devem assim resultar publicações de relevante interesse tanto para o público estudantil, como para o público especializado e o público de interesse.

Consulte aqui o Catálogo das Edições IADE >>

 

Data Minning Lab

O Data Mining Lab visa principalmente, desenvolver e validar - com recurso ao cruzamento (triangulação) de metodologias mistas (quali-quanti) - modelizações, sistemas de medida para aferição e sincronização de dados objectivos e subjectivos, e outros dispositivos aplicados à investigação operacional e ao business intelligence com o propósito de apoiar as organizações, nomeadamente as PMEs para: (1) mais eficientemente controlarem e ajustarem, em contínuo e em tempo útil, o desempenho de marcas, produtos e serviços e a satisfação e lealdade dos clientes; (2) desenvolverem novos produtos, serviços e marcas, através da co- criação em diálogo para a geração de valor e de fluxos de inovação aberta.

Complementarmente o Data Mining Lab visa também apoiar, (3) as atividades do IADE-U e da UNIDCOM através de ações de formação e de consultoria em métodos e técnicas de investigação e no tratamento e análise de dados para apoio aos grupos de investigação e aos seus investigadores, a docentes e estudantes nas suas práticas e projetos profissionais, académicos e de investigação.

Finalmente, pretende contribuir para a missão da UNIDCOM de gerar rede (networking) e transferência de conhecimentos para o mercado, e de produzir investigação operacional e conhecimento científico com base em estudos empíricos e ensaios experimentais.

 

Biblioteca António Quadros

A Biblioteca do IADE destina-se, prioritariamente, a apoiar o ensino e a investigação nesta instituição, ainda que esteja aberta ao público em geral.

A Biblioteca compreende atualmente cerca de 10.000 títulos monográficos e cerca de 60 títulos de publicações periódicas, nacionais e estrangeiras. A coleção encontra-se fundamentalmente centrada na área do Design, do Marketing, da Publicidade, da Fotografia e da Cultura Visual, podem contudo encontrar-se obras de História da Arte, Religião, Filosofia, Psicologia, Gestão de Empresas, entre outras. Estão também disponíveis, para consulta local, obras de referência (dicionários e enciclopédias) e teses académicas.

Disponibiliza ainda plataformas de acesso a base de dados: EBSCO (Art Source; Business Source Complete; Communication Source; ACM Digital Library); TGI – Marktest; Anuários Nielsen Portugal.

Para mais informações: bibliteca@iade.pt

 

Agência Escola IADE

A Agência Escola, criada em 2008, pretende ser um ponto privilegiado de contacto e partilha entre estudantes, professores e parceiros, i.e., um território comum que une Escola, Mercado e Sociedade Civil. E se, por um lado, adota uma metodologia processual muito semelhante a qualquer outra agência profissional, por outro, tirando partido da sua existência no interior de um instituto universitário, permite-se fazê-lo num ambiente experimental desenvolvendo a sua ação em paralelo com os seus parceiros, evitando concorrer contra eles.

O âmbito científico em que a Agência Escola se move, concilia os estudos comunicacionais em design, marketing, publicidade e fotografia com uma performance de comunicação ética e socialmente responsável de marcas e causas.

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