IADE promove Exposição de Fotografia com trabalhos dos finalistas da licenciatura em Fotografia e Cultura Visual

15 setembro 2023

X’23 é o nome da Exposição de Fotografia que reúne trabalhos de alunos finalistas da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual do IADE, de 10 de outubro a 7 de novembro, na Galeria A Homem Mau.

No total, estarão em exposição 50 projetos de fotografia, 11 livros de autor e 4 vídeos.

Os trabalhos dos 22 autores, nacionais e também estrangeiros, selecionados entre os alunos que concluíram o seu percurso académico no ano letivo de 2022-2023, exploram as possibilidades de criação que têm por base o dispositivo fotográfico, incluindo fotografias, livros de fotografia e ainda projetos em vídeo. É apresentada uma estimulante diversidade de propostas, de linguagens e de discursos, que são reveladores dos processos de criação individual desenvolvidos ao longo do período de formação e do acompanhamento dos vários docentes.

Com seleção de trabalhos e curadoria dos professores José Luís Neto, Susana Mouzinho e Filipe Figueiredo, esta exposição coletiva assume a heterogeneidade dos trabalhos nas suas temáticas e modelos de construção, escapando à tentação de os submeter a uma qualquer ordem temática. É, por isso, um exercício fascinante o de (re)conhecer a intencionalidade das propostas e dos processos de maturação de cada um dos autores.

Existe, nas várias propostas, uma certa tensão que se materializa na fuga a uma imagem natural e a busca do artifício como forma de aquisição de significado, e que denuncia uma consciência do processo de criação que está para lá do real e uma capacidade de explorar as possibilidades do discurso. Ainda que, por vezes, marcados por alguma inocência, os trabalhos expostos afirmam capacidades criativas autorais e a genuína vontade de experimentar novas linguagens, aspetos que saúdo nestes finalistas e jovens autores, para quem a apresentação em galeria constitui um especial momento”, afirma o Coordenador da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual, Filipe Figueiredo.

Os autores presentes são: Ana Madeira, Ana Ramos, Beatriz Marcelino, Bruna Filipa Marques, Catarina Vieira, David Rodrigues, David Shaw, Diogo Torres, Gabriele Rossi, Ilse Iona Meinsma, Inês Pinto, Inês Vieira, João Xenico, Judite Martins, Kelly Palma, Lique Geraedts, Mariana Conceição, Mariana Montenegro, Matilde Sepúlveda, Raquel Pinote, Tomás Domingues e Vasco Coelho.

IADE lança Pós-Graduação em Social Media 100% digital em parceria com o Rock in Rio
4 abril 2024
Ler mais
UNICAST: IADE atribui prémio aos melhores podcasts de estudantes universitários do país
4 junho 2024
Ler mais

Share