IADE dedica semana a Professor Emérito Fernando Carvalho Rodrigues

O IADE dedicará a presente semana ao Professor Emérito Fernando Carvalho Rodrigues.
  • Início
  • Notícias
  • IADE dedica semana a Professor Emérito Fernando Carvalho Rodrigues
IADE dedica semana a Professor Emérito Fernando Carvalho Rodrigues
4 julho 2022
O IADE dedicará a presente semana ao Professor Emérito Fernando Carvalho Rodrigues.

Fernando Carvalho Rodrigues é doutorado em Engenharia Eletrónica pela Universidade de Liverpool e foi coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial. Em 1985 tornou-se membro da Academia das Ciências de Lisboa e Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Em 2000, tornou-se coordenador da Área Científica das Tecnologias do IADE e, dois anos depois, assumiu o lugar de Professor Catedrático no instituto.

O Professor Emérito possui seis patentes e projetou e desenvolveu a engenharia de diversos produtos, entre os quais na área da física e da ótica. O professor é considerado o “pai” do satélite português, dado o seu papel no lançamento do primeiro satélite português em 1993. Dentro desta área, assumiu, também, ao longo de 13 anos o cargo de diretor do Programa de Ciência da NATO, em Bruxelas.

Fernando Carvalho Rodrigues recebeu vários prémios e condecorações, entre os quais se destacam: o Pfizer em 1977, pelos resultados obtidos na aplicação de processamento de imagem em medicina e, ainda, o Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia em 1978 e em 1982. Em 1985 tornou-se Honoris Causa pela Universidade da Beira Interior e, no mesmo ano, recebeu a comenda da Ordem Militar de Santiago da Espada.

Enquanto docente supervisionou diversas teses de Doutoramento e várias dissertações de Mestrado. O Professor Fernando Carvalho Rodrigues foi, ainda, autor de diversas obras publicadas a nível nacional e internacional.

No decorrer desta semana serão partilhados, no Youtube da instituição, apresentações deste docente.

Estudantes do mestrado em Branding e Design de Moda do IADE ditam tendências para primavera/verão 2024
13 abril 2024
Ler mais
Tech4Good no IADE para promover a tecnologia e inovação
22 março 2024
Ler mais
Ver mais notícias
Share