IADE apoia criação de perfil de Designer Instrucional Europeu

No âmbito do projeto QUEST – Qualifying for the Ultimate Engaging Smart Training, o IADE está a participar no desenvolvimento do currículo do Designer Instrucional tendo em consideração a certificação oficial a nível europeu.
  • Início
  • Notícias
  • IADE apoia criação de perfil de Designer Instrucional Europeu
IADE apoia criação de perfil de Designer Instrucional Europeu
24 novembro 2022
No âmbito do projeto QUEST – Qualifying for the Ultimate Engaging Smart Training, o IADE está a participar no desenvolvimento do currículo do Designer Instrucional tendo em consideração a certificação oficial a nível europeu.

Com a situação pandémica COVID-19, foi imposta uma nova forma de ensino e aprendizagem a nível global. Assim, começou a ser feito o uso em massa e sem precedentes da tecnologia no ensino, o que levou professores, formadores, estudantes e famílias a presenciarem alterações na aprendizagem. Este uso teve como consequência a exposição dos pontos a melhorar para que as tecnologias digitais possam ser integradas nos sistemas de educação e formação.

Desta forma, os Designers Institucionais estão em processo de transformação em profissionais-chave no domínio da educação e que, tendo em conta as suas competências, estão numa posição de contributo para o sucesso do Plano de Ação de Educação Digital 2021-2027 e da política e estratégia da União Europeia sobre transições digitais e verdes em geral.

O Design Instrucional é a técnica de desenhar e/ou projetar um plano pedagógico, com base na avaliação do público-alvo e dos objetivos de um determinado plano. O designer instrucional coordena uma equipa técnico-pedagógica, para que possa identificar quais os meios a determinar, como os adaptar para a criação de conteúdo integrado, coerente, apelativo e dinâmico, com ou sem avaliação de resultados que resulte num produto que corresponda aos objetivos pedagógicos definidos.

O projeto em curso de investigação Erasmus+, um consórcio com parceiros a nível europeu (ISQe, IADE-UE, EFCoCert, EDEN, FIP, UTU), conta, assim, com a gestão portuguesa ISQe que tem o intuito de desenvolver competências e um perfil profissional que vá ao encontro do Quadro Europeu de Qualificações Nível 6.

Este projeto, financiado pela Agência Nacional no âmbito do Programa Erasmus+, teve início em novembro de 2021 e está previsto terminar em outubro de 2023. O mesmo conta com a liderança do IADE no Pacote de Trabalho 2 (WP2): Curriculum para a Qualificação EID, sendo responsável pelo Desenvolvimento do Perfil Profissional EID, Guia e Modelo dos Resultados de Aprendizagem e o Desenvolvimento da Matriz de Competências.

A equipa do IADE é liderada pelo diretor da instituição, professor Carlos Rosa, e é composta pelo professor António Gorgel, professor Rodrigo Hernandéz-Ramírez, professor João Batalheiro Ferreira e pela coordenadora da Fábrica, Ângela Silvestre. No decorrer do projeto, realizou-se uma primeira reunião presencial na Estónia, em outubro, estando a segunda agendada para Lisboa, em abril de 2023, que será coorganizada pelo IADE.

Europa Education anuncia expansão significativa do seu projeto educativo em Portugal
10 maio 2024
Ler mais
"25 de Abril: histórias mil": Estudantes do IADE produzem conteúdos sobre os 50 anos do 25 de Abril
7 maio 2024
Ler mais
Ver mais notícias
Share