IADE apoia criação de perfil de Designer Instrucional Europeu

No âmbito do projeto QUEST – Qualifying for the Ultimate Engaging Smart Training, o IADE está a participar no desenvolvimento do currículo do Designer Instrucional tendo em consideração a certificação oficial a nível europeu.
  • Início
  • Notícias
  • IADE apoia criação de perfil de Designer Instrucional Europeu
IADE apoia criação de perfil de Designer Instrucional Europeu
24 novembro 2022
No âmbito do projeto QUEST – Qualifying for the Ultimate Engaging Smart Training, o IADE está a participar no desenvolvimento do currículo do Designer Instrucional tendo em consideração a certificação oficial a nível europeu.

Com a situação pandémica COVID-19, foi imposta uma nova forma de ensino e aprendizagem a nível global. Assim, começou a ser feito o uso em massa e sem precedentes da tecnologia no ensino, o que levou professores, formadores, estudantes e famílias a presenciarem alterações na aprendizagem. Este uso teve como consequência a exposição dos pontos a melhorar para que as tecnologias digitais possam ser integradas nos sistemas de educação e formação.

Desta forma, os Designers Institucionais estão em processo de transformação em profissionais-chave no domínio da educação e que, tendo em conta as suas competências, estão numa posição de contributo para o sucesso do Plano de Ação de Educação Digital 2021-2027 e da política e estratégia da União Europeia sobre transições digitais e verdes em geral.

O Design Instrucional é a técnica de desenhar e/ou projetar um plano pedagógico, com base na avaliação do público-alvo e dos objetivos de um determinado plano. O designer instrucional coordena uma equipa técnico-pedagógica, para que possa identificar quais os meios a determinar, como os adaptar para a criação de conteúdo integrado, coerente, apelativo e dinâmico, com ou sem avaliação de resultados que resulte num produto que corresponda aos objetivos pedagógicos definidos.

O projeto em curso de investigação Erasmus+, um consórcio com parceiros a nível europeu (ISQe, IADE-UE, EFCoCert, EDEN, FIP, UTU), conta, assim, com a gestão portuguesa ISQe que tem o intuito de desenvolver competências e um perfil profissional que vá ao encontro do Quadro Europeu de Qualificações Nível 6.

Este projeto, financiado pela Agência Nacional no âmbito do Programa Erasmus+, teve início em novembro de 2021 e está previsto terminar em outubro de 2023. O mesmo conta com a liderança do IADE no Pacote de Trabalho 2 (WP2): Curriculum para a Qualificação EID, sendo responsável pelo Desenvolvimento do Perfil Profissional EID, Guia e Modelo dos Resultados de Aprendizagem e o Desenvolvimento da Matriz de Competências.

A equipa do IADE é liderada pelo diretor da instituição, professor Carlos Rosa, e é composta pelo professor António Gorgel, professor Rodrigo Hernandéz-Ramírez, professor João Batalheiro Ferreira e pela coordenadora da Fábrica, Ângela Silvestre. No decorrer do projeto, realizou-se uma primeira reunião presencial na Estónia, em outubro, estando a segunda agendada para Lisboa, em abril de 2023, que será coorganizada pelo IADE.

Estudantes do mestrado em Branding e Design de Moda do IADE ditam tendências para primavera/verão 2024
13 abril 2024
Ler mais
Tech4Good no IADE para promover a tecnologia e inovação
22 março 2024
Ler mais
Ver mais notícias
Share