Emília Duarte é a primeira Professora Catedrática de Design em Portugal
6 dezembro 2022
Maria Emília Capucho Duarte, atual coordenadora da UNIDCOM/IADE e coordenadora do curso de doutoramento em Design do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, é considerada a primeira Professora Catedrática de Design em Portugal.

Segundo a Professora “ter conseguido chegar ao topo da carreira é, naturalmente gratificante. Dado o escasso número de cátedras nas universidades (cerca de 7% dos lugares existentes), independentemente do seu mérito, a grande maioria dos professores de carreira não consegue chegar a esta categoria. Como tal, talvez tenha sido um sonho que se concretizou".

Tendo concretizado o sonho, a Professora do IADE assume como missão, por um lado, contribuir para melhorar a equidade de género na academia e, por outro, continuar a ajudar o Design a afirmar-se enquanto área crucial para fazer frente aos desafios do século XXI.

A Professora Emilia Duarte considera que o projeto estratégico da UNIDCOM/IADE – Unidade de Investigação em Design e Comunicação, que coordena desde meados de 2015, foi e continua a ser o projeto mais marcante da sua carreira, afirmando que “lutar pela afirmação da investigação em Design seria, por si só, uma missão épica, não só porque é um território ainda em construção, que tenta estabelecer-se e ganhar notoriedade, mas, também, porque, pela sua vocação aplicada, procura dar respostas a um mundo em constante ebulição”.

Professora Catedrática no IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, onde leciona desde 1991, Maria Emília Capucho Duarte tem uma licenciatura em Design (1994), com especialização em Design Industrial, pelo IADE, mestrado em Ergonomia em Segurança do Trabalho (2004) e um doutoramento em Motricidade Humana com especialização em Ergonomia (2011) pela Universidade Técnica de Lisboa.

Os seus interesses de investigação estão relacionados com temas como ergonomia cognitiva, com ênfase em avisos e comunicação de segurança, realidade virtual, UX, IxD e design emocional, sobre os quais tem várias publicações internacionais. Desde 2009, já supervisionou 25 teses de mestrado, tendo atualmente em curso a orientação de 5 teses de doutoramento.

Estudantes do mestrado em Branding e Design de Moda do IADE ditam tendências para primavera/verão 2024
13 abril 2024
Ler mais
Tech4Good no IADE para promover a tecnologia e inovação
22 março 2024
Ler mais