Aluno do IADE –Universidade Europeia vence terceiro prémio do concurso Roca One Day Design Challeng

A dupla formada por Pedro Soares, aluno do IADE –Universidade Europeia e Mafalda Costa, da Conservation Practice venceram o terceiro prémio do concurso Roca One Day Design Challeng. [http://www.onedaydesignchallenge.net/en/portugal-2017_25712]
  • Início
  • Notícias
  • Aluno do IADE –Universidade Europeia vence terceiro prémio do concurso Roca One Day Design Challeng
Aluno do IADE –Universidade Europeia vence terceiro prémio do concurso Roca One Day Design Challeng
11 maio 2017
A dupla formada por Pedro Soares, aluno do IADE –Universidade Europeia e Mafalda Costa, da Conservation Practice venceram o terceiro prémio do concurso Roca One Day Design Challeng. [http://www.onedaydesignchallenge.net/en/portugal-2017_25712]

Citando a Magazine Imobiliário,

Ao todo foram 164 os estudantes de arquitectura e design de todo o País que participaram na primeira edição do Roca One Day Design Challenge em Portugal.

Refira-se que Portugal foi um dos sete países escolhidos para a edição deste ano do Roca One Day Design Challenge, que terá também lugar na China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Oman, Reino Unido e Rússia.

A estreia do nosso País neste inovador concurso de design express, fica marcada pela tremenda adesão registada, que superou largamente todas as previsões. Os mais de 160 participantes tiveram como desafio, reinventar um lavatório convencional, tendo especial atenção a elementos como a funcionalidade, eficiência ou a originalidade do mesmo. Tudo isto em apenas oito horas.

Embalados pelo entusiasmo, e pela banda sonora do Dj presente no evento, os participantes colocaram mãos à obra, e não tornaram a vida fácil ao ilustre painel de jurados do concurso, composto por profissionais de reconhecido prestígio na área: o arquitecto José Mateus, do Atelier ARX, um dos mais prestigiados em Portugal; o designer João Bessa, que se estreou na Maison & Object, uma marca premiada de imobiliário desenvolvido por artesão nacionais e que foi já considerado o melhor de 2016; o designer Paulo Parra, criador de objectos de excepção, como a cadeira do presidente da Comissão Europeia; Nuno Sá Leal, presidente da Associação Portuguesa de Designers; e Xavier Torras, director de Comunicação da Roca.

Um dos principais destaques da edição portuguesa deste concurso, foi o número de escolas e entidades participantes. Da Beira Interior a Évora, das Caldas da Rainha à Aveiro, foram 15 as instituições a marcar presença na edição portuguesa do Roca One Day Design Challenge: ESAD (IP LEIRIA) - Escola Superior de Artes e Design Caldas da Rainha; ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas; ESMAD – Escola Superior de Media, Artes e Design; FAUL - Faculdade de Arquitectura de Lisboa; IADE – Instituto de Arte, Design e Empresa; FBAUP - Faculdade de Belas Artes; IST - Instituto Superior Técnico; ISCTE – Instituto Superior de Ciências Trabalho e Empresa Restart; Magestil; UA - Universidade de Aveiro; UBI - Universidade da Beira Interior; UEVORA- Universidade de Évora; ULL - Universidade Lusíada; e ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

André Silva, José Almeida e Pedro Costa, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foram os grandes vencedores da noite, graças ao inovador BASIN BALL. Visivelmente emocionados, os jovens não hesitaram em destacar a iniciativa promovida pela Roca, transmitindo o interesse em voltar a participar em edições futuras do concurso.

O segundo prémio foi para o projecto ADAPT, da autoria de Ruben Lourenço, Inês Margarida, alunos da Faculdade de Arquitectura de Lisboa,  e Bárbara Marques, aluna da Faculdade de Belas Artes de Lisboa,  e o terceiro para a dupla formada por Mafalda Costa, da Conservation Practice e, Pedro Soares, aluno do IADE, com o projecto AQUA VITAE.

Após anunciada a deliberação do júri, e com muita música e animação à mistura, os participantes puderam conhecer em detalhe os diversos projectos a concurso, num momento marcado pela descontração e o fairplay.

O concurso Roca One Day Design Challenge é mais uma iniciativa a confirmar a aposta da marca na promoção e divulgação do talento nacional e internacional, no âmbito do design e da arquitectura.

Share

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.