Estes projetos na área da mobilidade sustentável, foram desenvolvidos no âmbito do desafio lançado pela Verso Move ao IADE para a criação do design do elemento da carga para a bicicleta, num concurso de ideias entre os alunos.
“O IADE pareceu-nos o parceiro óbvio para dar este salto em termos de criatividade e qualidade neste projeto cargo-bikes”, referiu Luís Costa Branco, da Verso Move, com o desejo que este seja apenas o primeiro de muitos projetos em parceria com o IADE.
Para Carlos Rosa, diretor do IADE, “estas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento dos jovens estudantes. Acabam por trazer os estudantes para o contexto real. Para além disso, é um orgulho para a instituição ver, daqui a uns tempos, as bicicletas com o design dos seus alunos a passear por aí.”.
O projeto vencedor baseia-se num modelo de “caixa” de carga mais aerodinâmico para acoplar na traseira da bicicleta (triciclo), dirigido para negócios de entregas e pensado para a melhor propaganda de empresas, com uma superfície lisa, em fibra de vidro, para uma fácil aplicação de publicidade em vinil. Trata-se também de um elemento único, facilitando a parte da produção.