A dimensão emocional no uso de metáforas

O uso de metáforas nas áreas da criatividade é fundamental, pois as metáforas são uma chave elementar, para se construíram analogias entre algo desconhecido e algo familiar. 
  • Início
  • Notícias
  • A dimensão emocional no uso de metáforas
A dimensão emocional no uso de metáforas
23 novembro 2019
O uso de metáforas nas áreas da criatividade é fundamental, pois as metáforas são uma chave elementar, para se construíram analogias entre algo desconhecido e algo familiar. 

O recurso a processos deste tipo é recorrente na criação de signos ou ideias pois, por associação de conceitos conhecidos, podemos veicular algo menos óbvio ou até mesmo desconhecido para o utilizador, mas que seja relevante num contexto ou situação precisos. Se fosse possível quantificar esta associação conceptual entre imagens e realidade, quando usadas em ambientes transculturais, diríamos que o índice de conotação deverá ser o mínimo e o de denotação máximo, já o disse Roland Barthes.

Destas duas, a que mais me atrai é a conotação, pois esta descreve a interação que ocorre quando o signo se encontra com a dimensão emocional e com os valores culturais do leitor, ou seja, quando esta usa o signo denotativo como significante e lhe adiciona novo significado. E é este significante adicional a variável basilar nos campos de atuação dos profissionais da criatividade.

Carlos Rosa Dean do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação
da Universidade Europeia

Carlos Guilherme Vieira Alves da Rosa - 1946-2023
29 maio 2023
Ler mais
Projeto da UNIDCOM/IADE cofinanciado associa-se a celebrações do Dia Nacional do Pescador
29 maio 2023
Ler mais
Ver mais notícias
Share

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.