A dimensão emocional no uso de metáforas

O uso de metáforas nas áreas da criatividade é fundamental, pois as metáforas são uma chave elementar, para se construíram analogias entre algo desconhecido e algo familiar. 
  • Início
  • Notícias
  • A dimensão emocional no uso de metáforas

A dimensão emocional no uso de metáforas

23 novembro 2019

O uso de metáforas nas áreas da criatividade é fundamental, pois as metáforas são uma chave elementar, para se construíram analogias entre algo desconhecido e algo familiar. 

O recurso a processos deste tipo é recorrente na criação de signos ou ideias pois, por associação de conceitos conhecidos, podemos veicular algo menos óbvio ou até mesmo desconhecido para o utilizador, mas que seja relevante num contexto ou situação precisos. Se fosse possível quantificar esta associação conceptual entre imagens e realidade, quando usadas em ambientes transculturais, diríamos que o índice de conotação deverá ser o mínimo e o de denotação máximo, já o disse Roland Barthes.

Destas duas, a que mais me atrai é a conotação, pois esta descreve a interação que ocorre quando o signo se encontra com a dimensão emocional e com os valores culturais do leitor, ou seja, quando esta usa o signo denotativo como significante e lhe adiciona novo significado. E é este significante adicional a variável basilar nos campos de atuação dos profissionais da criatividade.

Carlos Rosa Dean do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação
da Universidade Europeia

Professora do IADE eleita para o Conselho Consultivo Internacional da Design Research Society
11 julho 2024
Ler mais
UNICAST: IADE atribui prémio aos melhores podcasts de estudantes universitários do país
4 junho 2024
Ler mais

Share