<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-NJ5GQ7" height="0" width="0" display:="" visibility:=""></iframe>

A dimensão emocional no uso de metáforas

O uso de metáforas nas áreas da criatividade é fundamental, pois as metáforas são uma chave elementar, para se construíram analogias entre algo desconhecido e algo familiar. 
  • Notícias
  • A dimensão emocional no uso de metáforas

A dimensão emocional no uso de metáforas

23 novembro 2019

O uso de metáforas nas áreas da criatividade é fundamental, pois as metáforas são uma chave elementar, para se construíram analogias entre algo desconhecido e algo familiar. 

O recurso a processos deste tipo é recorrente na criação de signos ou ideias pois, por associação de conceitos conhecidos, podemos veicular algo menos óbvio ou até mesmo desconhecido para o utilizador, mas que seja relevante num contexto ou situação precisos. Se fosse possível quantificar esta associação conceptual entre imagens e realidade, quando usadas em ambientes transculturais, diríamos que o índice de conotação deverá ser o mínimo e o de denotação máximo, já o disse Roland Barthes.

Destas duas, a que mais me atrai é a conotação, pois esta descreve a interação que ocorre quando o signo se encontra com a dimensão emocional e com os valores culturais do leitor, ou seja, quando esta usa o signo denotativo como significante e lhe adiciona novo significado. E é este significante adicional a variável basilar nos campos de atuação dos profissionais da criatividade.

Carlos Rosa Dean do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação
da Universidade Europeia

Filme português “Napoleão” brilha no Festival El Ojo Iberoamérica

Filme português conquista Prata no Festival El Ojo Iberoamérica

25 novembro 2025

Ler mais

Gjoko Muratovski no IADE: referência no Design partilha viagem pessoal e profissional que atravessa culturas, cidades e futuros da mobilidade

13 novembro 2025

Ler mais
Ver mais notícias

Share