Mestrado
DESIGN MANAGEMENT

Pedir informações
Download da Brochura
Propina
Candidatura Online

mestrado em Design Management

Programa desenvolvido em parceria com o IPAM Porto

Sara Gancho

Coordenação do Curso

Sara Gancho

Apresentação

Design Management é uma atividade que tem como objetivo principal a boa incorporação do design nas empresas, agregando as áreas criativas e de inovação de conhecimento do design, com o pensamento estratégico e dos negócios da gestão e do marketing. A capacidade em conceber e planear processos criativos nas fases de pesquisa, análise, conceptualização e execução são competências chave de um gestor de design que se traduzem em concreto nos resultados alcançados pelas empresas no mercado.

O Mestrado em Design Management engloba todo o processo estratégico e operacional dentro de uma organização empresarial como forma de criar produtos, marcas e serviços cada vez mais ajustados às necessidades dos consumidores e de um mercado competitivo.

Este programa está assente na tecnologia, sendo composto por uma forte componente de inovação e focado no desenvolvimento do empreendedorismo.

Design management


Benefícios

  • Complementaridade de três áreas que permitem desenvolver um pensamento integrado sobre todo o processo de criação: o design, a gestão e o marketing,  no sentido de fornecer produtos, serviços e marcas competitivos.
  • Ambiente heterogéneo e colaborativo que confere ao estudante a capacidade de trabalhar de modo imersivo e com maior envolvimento prático nos processos de design thinking e outras metodologias, essenciais para gerar inovação e conhecimento.
  • Orienta para a identificação de oportunidades de inovação centradas em contextos específicos (de mercado ou organizacionais) e para a conceptualização e planeamento de soluções.
  • Promoção do contacto com a realidade empresarial, quer através de seminários e workshops temáticos com líderes e profissionais de referência, quer através de atividades de imersão na Fábrica.


Fábrica

A Fábrica é o organismo de projetos especiais do IADE. Tem como principal missão alavancar a reputação e o reconhecimento da marca IADE. Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação: fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares); fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil) e fabricação do  futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).

 

Testemunhos

Este mestrado possibilitou-me aplicar metodologias e ter conhecimento prático dos conteúdos trabalhados em sala, para além de ser estimulada a produção académica através da participação em congressos e publicações internacionais

Raquel Lima

Alumni (Brand Strategist/Design Manager)

O Mestrado em Design Management é um curso actual, integrando várias áreas de conhecimento para capacitar a gestão de projetos de design em empresas. Durante o percurso académico são realizados vários trabalhos de grupo, em cada cadeira, que aludem a situações reais, com intuito de nos preparar para o futuro. O curso tem cadeiras bastante técnicas, mas facilmente pode ser integrada uma parte mais criativa e prática por iniciativa dos alunos

Maria Margarida da Silva

Aluna

Saídas Profissionais

O Mestrado pretende formar profissionais multifacetados com competências de gestão do design que permitam gerir os processos de design numa empresa, criar a sua própria empresa ou trabalhar em agências de publicidade, comunicação, branding ou marketing (Gestores de Design, Gestores de Produto ou Serviços, Designers de Produto ou Serviços, Gestores Estratégicos, Gestores de Marca, Consultores em Design e Marketing,  Diretores Criativos, Designers UX).

Os Mestres em Design Management ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.

 

 

Horário/Duração

Pós-laboral / 4 Semestres

 

idioma

Português/Inglês (regime de tutoria)


Campus

Santos - Lisboa

 

INÍCIO DO ANO LETIVO

Setembro 

1º ANO

1º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Gestão Integrada do Design 30 6
Design Thinking 30 6
Comportamento do Consumidor 30 6
Marketing Estratégico 30 6
Team Building 15 3
Network and Innovation 15 3

2º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Branding e Gestão da Comunicação 30 6
Gestão da Cadeia de Valor 30 6
Business Design 30 6
Service Design 30 6
Metodologia de Investigação 15 3
Estudo de Macro e Micro Tendências 15 3

2º ANO

3º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Tese / Projeto / Relatório de Estágio 15 24
International Workshop 15 3
Investigação Aplicada 15 3

4º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Tese / Projeto / Relatório de Estágio 15 30


Certificação e Acreditação
Aprovado pela A3ES em 3/5/2012.

Registo nº R/A-Cr79/2012/AL01 de 20/04/2016

Despacho nº 9712/2016, DR n.º 144/2016, Série II de 28/07/2016.

  • _DSC0005-1
  • _DSC0303
  • _DSC5159
  • _DSC0218-1
  • _DSC5107-1
  • _DSC4978
  • _DSC1016-1
  • _PJA5231
  • _DSC2345-1
  • _DSC0005-1