
Design Management é uma atividade que tem como objetivo principal a boa incorporação do design nas empresas, agregando as áreas criativas e de inovação de conhecimento do design, com o pensamento estratégico e dos negócios da gestão e do marketing. A capacidade em conceber e planear processos criativos nas fases de pesquisa, análise, conceptualização e execução são competências chave de um gestor de design que se traduzem em concreto nos resultados alcançados pelas empresas no mercado.
O Mestrado em Design Management engloba todo o processo estratégico e operacional dentro de uma organização empresarial como forma de criar produtos, marcas e serviços cada vez mais ajustados às necessidades dos consumidores e de um mercado competitivo.
Este programa está assente na tecnologia, sendo composto por uma forte componente de inovação e focado no desenvolvimento do empreendedorismo.
A Fábrica é o organismo de projetos especiais do IADE. Tem como principal missão alavancar a reputação e o reconhecimento da marca IADE. Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.
Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação: fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares); fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil) e fabricação do futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).
Este mestrado possibilitou-me aplicar metodologias e ter conhecimento prático dos conteúdos trabalhados em sala, para além de ser estimulada a produção académica através da participação em congressos e publicações internacionais
Raquel Lima
Alumni (Brand Strategist/Design Manager)
O Mestrado em Design Management é um curso actual, integrando várias áreas de conhecimento para capacitar a gestão de projetos de design em empresas. Durante o percurso académico são realizados vários trabalhos de grupo, em cada cadeira, que aludem a situações reais, com intuito de nos preparar para o futuro. O curso tem cadeiras bastante técnicas, mas facilmente pode ser integrada uma parte mais criativa e prática por iniciativa dos alunos
Maria Margarida da Silva
Aluna
O Mestrado pretende formar profissionais multifacetados com competências de gestão do design que permitam gerir os processos de design numa empresa, criar a sua própria empresa ou trabalhar em agências de publicidade, comunicação, branding ou marketing (Gestores de Design, Gestores de Produto ou Serviços, Designers de Produto ou Serviços, Gestores Estratégicos, Gestores de Marca, Consultores em Design e Marketing, Diretores Criativos, Designers UX).
Os Mestres em Design Management ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.
Pós-laboral / 4 Semestres
Português/Inglês (regime de tutoria)
Santos - Lisboa
Setembro/ Outubro
1º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Gestão Integrada do Design | 30 | 6 |
Design Thinking | 30 | 6 |
Comportamento do Consumidor | 30 | 6 |
Marketing Estratégico | 30 | 6 |
Team Building | 15 | 3 |
Network and Innovation | 15 | 3 |
2º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Branding e Gestão da Comunicação | 30 | 6 |
Gestão da Cadeia de Valor | 30 | 6 |
Business Design | 30 | 6 |
Service Design | 30 | 6 |
Metodologia de Investigação | 15 | 3 |
Estudo de Macro e Micro Tendências | 15 | 3 |
3º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Tese / Projeto / Relatório de Estágio | 15 | 24 |
International Workshop | 15 | 3 |
Investigação Aplicada | 15 | 3 |
4º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Tese / Projeto / Relatório de Estágio | 15 | 30 |
Certificação e Acreditação
Aprovado pela A3ES em 3/5/2012.
Registo nº R/A-Cr79/2012/AL01 de 20/04/2016
Despacho nº 7905/2021, DR n.º 155/2021, Série II de 11/08/2021.
Mestrado
Design & PublicidadeMestrado
Design e Cultura VisualMestrado
Design do Produto e do EspaçoDoutoramento
DesignTodas as novidades de cursos e eventos.