
O Mestrado em Branding e Design de Moda nasce em associação entre o IADE e a UBI - Universidade da Beira Interior, beneficiando do que ambas as instituições melhor oferecem às áreas que estruturam e definem o programa: do IADE, recebem o prestígio de um sólido ADN e uma reconhecida experiência nas áreas do Design e do Marketing; da UBI, o capital histórico de uma herança têxtil de reconhecido mérito nacional.
Ambicioso e inovador desde a sua génese, este Mestrado foi concebido para responder de forma concreta e especializada a necessidades complexas observadas tanto ao nível do mercado como da comunicação e promoção de Moda.
O programa propõe formar profissionais qualificados e empreendedores, estimulando o desenvolvimento de mentes críticas e informadas, capazes de criar ou interpretar tendências no âmbito do Branding e do Design de Moda sem abdicar de um indispensável sentido de responsabilidade social.
A Fábrica é o organismo de projetos especiais do IADE. Tem como principal missão alavancar a reputação e o reconhecimento da marca IADE. Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.
Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação: fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares); fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil) e fabricação do futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).
Emergindo do cruzamento entre as áreas de Marketing, Design de Moda e Comunicação, este Mestrado está pensado para potenciar saídas profissionais nas seguintes áreas de atuação:
>> Criação e gestão de marcas de moda;
>> Produção de moda;
>> Elaboração de coleções de moda;
>> Sourcing de produtos para coleções de moda
Os Mestres em Branding e Design de Moda ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.
Diurno/ 4 Semestres
Português/Inglês (regime de tutoria)
Setembro
1º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Branding de Moda | 75 | 7 |
Cultura de Moda | 60 | 6 |
Fashion Business | 60 | 6 |
Coleções de Moda e Sourcing | 60 | 6 |
Opcional 1 | 60 | 5 |
OPCIONAL 1 | HORAS | ECTS |
Fundamentos do Marketing e Branding | 60 | 5 |
Fundamentos de Design de Moda | 60 | 5 |
2º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Projeto de Branding e Design de Moda | 60 | 10 |
Macrotendências e Investigação | 45 | 5 |
Opcional 2 | - | 5 |
Opcional 3 | - | 5 |
Opcional 4 | - | 5 |
OPCIONAL 2 / 3 /4 | HORAS | ECTS |
Atelier de Moda (Lecionado na UBI) | 75 | 5 |
Retailing e Marcas de Moda | 45 | 5 |
Produção de Moda | 45 | 5 |
Tecno Moda (Lecionado na UBI) |
60 | 5 |
Acessórios de Moda | 45 | 5 |
Visual Merchandising | 45 | 5 |
CAD e Digital Printing (Lecionado na UBI) | 60 | 5 |
Conforto e Usabilidade (Lecionado na UBI) | 60 | 5 |
Comunicação e Fotografia de Moda | 45 | 5 |
3º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Seminários de Branding e Design de Moda | 30 | 12 |
4º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
*Dissertação / Projeto / Relatório de Estágio | 60 | 48 |
Certificação e Acreditação
Aprovado pela A3ES em 22/7/2016.
Registo nº R/A-Cr 122/2010/AL02, de 07/09/2016 (DGES).
Despacho 13183/2016, DR n.º 211/2016, Série II de 03/11/2016.
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