Mestrado
BRANDING E DESIGN DE MODA

Pedir informações
Download da Brochura
Propina
Candidatura Online

mestrado em Branding e design de moda

 

Catarina Moura
Octávio Alcântara


Coordenação do Curso
Catarina Moura e Octávio Alcântara


Programa desenvolvido em associação com:

ubi-2-1

Apresentação

O Mestrado em Branding e Design de Moda nasce em associação entre o IADE e a UBI - Universidade da Beira Interior, beneficiando do que ambas as instituições melhor oferecem às áreas que estruturam e definem o programa: do IADE, recebem o prestígio de um sólido ADN e uma reconhecida experiência nas áreas do Design e do Marketing; da UBI, o capital histórico de uma herança têxtil de reconhecido mérito nacional.

Ambicioso e inovador desde a sua génese, este Mestrado foi concebido para responder de forma concreta e especializada a necessidades complexas observadas tanto ao nível do mercado como da comunicação e promoção de Moda.

O programa propõe formar profissionais qualificados e empreendedores, estimulando o desenvolvimento de mentes críticas e informadas, capazes de criar ou interpretar tendências no âmbito do Branding e do Design de Moda sem abdicar de um indispensável sentido de responsabilidade social.

Apresentação Mestrado Branding e Design de Moda

 

Benefícios

  • Perfil único do programa no mercado, reforçado pelo modo como articula as dimensões teórica e projetual do Branding e do Design de Moda com a sua aplicação direta na criação de valor de marca.
  • Oportunidade de desenvolver um projeto de marca e coleção, desde a conceção até à sua promoção, com divulgação e apresentação pública.
  • Fomento de uma atitude empreendedora entre os estudantes, sendo vários os exemplos de projetos que foram criados e implementados com sucesso no mercado.
  • Incentivo à participação em concursos de relevância para a área de âmbito nacional e internacional, em que os estudantes são acompanhados nesse processo pela equipa docente.

_DSC1029-1


Fábrica

A Fábrica é o organismo de projetos especiais do IADE. Tem como principal missão alavancar a reputação e o reconhecimento da marca IADE. Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação: fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares); fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil) e fabricação do  futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).

 

Saídas Profissionais

Emergindo do cruzamento entre as áreas de Marketing, Design de Moda e Comunicação, este Mestrado está pensado para potenciar saídas profissionais nas seguintes áreas de atuação (Criação e gestão de marcas de moda; Produção de moda; Elaboração de coleções de moda; Sourcing de produtos para coleções de moda).

Os Mestres em Branding e Design de Moda ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.

 

 

Horário/Duração

Diurno ou Pós-laboral / 4 Semestres

 

idioma

Português/Inglês (regime de tutoria)

 

Campus
Santos - Lisboa / UBI - Covilhã

 

INÍCIO DO ANO LETIVO

Setembro 

1º ANO

1º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Branding de Moda 75 7
Cultura de Moda 60 6
Fashion Business 60 6
Coleções de Moda e Sourcing 60 6
Opcional 1 60 5

 

OPCIONAL 1 HORAS ECTS
Fundamentos do Marketing e Branding 60 5
Fundamentos de Design de Moda 60 5

2º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Projeto de Branding e Design de Moda 60 10
Macrotendências e Investigação 45 5
Opcional 2 - 5
Opcional 3 - 5
Opcional 4 - 5

 

OPCIONAL 2 / 3 /4  HORAS ECTS
Atelier de Moda 75 5
Retailing e Marcas de Moda 45 5
Produção de Moda 45 5
Tecno Moda 60 5
Acessórios de Moda 45 5
Visual Merchandising 45 5
CAD e Digital Printing 60 5
Conforto e Usabilidade 60 5
Comunicação e Fotografia de Moda 45 5

2º ANO

3º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Seminários de Branding e Design de Moda 30 12

4º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Dissertação / Projeto / Relatório de Estágio 60 48


Certificação e Acreditação
Aprovado pela A3ES em 22/7/2016.

Registo nº R/A-Cr 122/2010/AL02, de 07/09/2016 (DGES).

Despacho 13183/2016, DR n.º 211/2016, Série II de 03/11/2016.

  • _UBI1563-1
  • _DSC4978
  • _DSC0231-1
  • 3d_lab
  • _DSC0040
  • workshop_01-2
  • _DSC0303
  • _DSC0218-1
  • _DSC5159
  • _DSC2881