IADE lança imagem de marca renovada

O IADE ganha a partir deste mês uma identidade visual renovada que reflete a evolução da marca e da instituição para uma faculdade moderna, que abraça a tecnologia e a digitalização.
  • Início
  • Notícias
  • IADE lança imagem de marca renovada
IADE lança imagem de marca renovada
O IADE ganha a partir deste mês uma identidade visual renovada que reflete a evolução da marca e da instituição para uma faculdade moderna, que abraça a tecnologia e a digitalização.
13 dezembro 2022
O IADE ganha a partir deste mês uma identidade visual renovada que reflete a evolução da marca e da instituição para uma faculdade moderna, que abraça a tecnologia e a digitalização.

O rebranding resulta da evolução da instituição, mas também da própria sociedade, onde novas profissões e novas formas de ensinar emergem, e onde a tecnologia tem um papel preponderante.

A identidade visual renovada do IADE alia elementos originais (como o icónico edifício, o logo original e o logo atual) a novos elementos, nos quais se incluem novos padrões de proporção áurea, reconstrução sobre o preto e o branco, um novo tom de azul original “Azul-ejo” que reflete a Portugalidade, e uma nova fonte de letra grafitti, que espelha a cultura urbana da comunidade de criadores e um novo estilo fotográfico onde se apresenta as Pessoas que os estão a criar - os “Creating Creators”.

“A Escola da Criatividade está a evoluir para a Escola da Criação, com novas áreas de aprendizagem. Para se projetar na modernidade como uma Faculdade do Futuro, o IADE lançou a sua mais recente assinatura ‘Creating Creators’, estando agora a lançar uma identidade visual renovada que reflete toda a sua ambição de futuro. Um futuro cada vez mais apoiado na Criação e na Ciência”, afirma o diretor do IADE, Carlos Rosa.

O desafio era que a nova imagem do IADE construísse uma linguagem visual que comunicasse claramente o propósito e a estratégia da marca de uma forma própria, eficaz e inspiradora. Era, por isso, essencial que refletisse a perfeita união entre o passado dos seus 50 anos de história e o futuro, mantendo a personalidade única do IADE: espírito provocador, boémio, português e urbano.

O resultado é um símbolo moderno que reflete o mood urbano, provocante (mas não arrogante), boémio e não convencional, que caraterizam a personalidade da marca. É uma identidade que pretende enfatizar o espírito criativo e artístico, assim como os códigos visuais da moda e das artes.

A identidade visual evolui ainda para uma arquitetura de marca onde, sendo o IADE o grande protagonista, as suas iniciativas e organismos são assimilados numa identidade visual homogénea (Fábrica, Tuna, UNIDCOM, etc.). Ganha assim vida a nova identidade visual do IADE, que demonstra que para além do Design, há Ciência, e para além da Criatividade, há Criação.

Para conhecer o exercício que foi feito, é possível ver este vídeo .

Projeto da UNIDCOM/IADE cofinanciado associa-se a celebrações do Dia Nacional do Pescador
29 maio 2023
Ler mais
Estudantes do IADE exibem curtas na Cinemateca pela primeira vez
26 maio 2023
Ler mais
Ver mais notícias
Share

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.