Presidente da República distingue professor emérito Fernando Carvalho Rodrigues
30 dezembro 2025
Ler maisEm 48 horas, os participantes - organizados em equipas, unindo esforços e conhecimentos -, vão criar jogos digitais e analógicos respondendo a um tema único, ainda secreto.
Na sessão de abertura, prevista para dia 26 de janeiro, será lançado o repto do evento através de uma comunicação em vídeo do keynote speaker, que culminará na revelação do tema secreto que irá determinar o caminho criativo dos jogos a desenvolver nesta maratona.
Para Manuel Menezes de Sequeira, coordenador da licenciatura em Games & Apps Development da Universidade Europeia, a participação no Global Game Jam oferece aos estudantes da Universidade Europeia a oportunidade de trabalhar e conviver com alguns dos melhores criativos da área de jogos. “Desenvolvemos um modelo académico que privilegia a aprendizagem em contexto real e cada vez mais procuramos oferecer experiências à escala mundial de forma a prepará-los para desafios profissionais que possam surgir em qualquer lugar do mundo”, afirmou.
A primeira edição da Global Game Jam teve lugar em 2009 e, pelo segundo ano consecutivo, realiza-se também no Campus de Santos da Universidade Europeia. Em 2017, o evento realizou-se em 95 países e esteve na origem da criação de mais de 7000 jogos. Um deles foi o Sunset Shockwave, criado por uma equipa de que fez parte o estudante do IADE – Universidade Europeia, Jorge Carvalho. O Sunset Shockwave tem tido muito sucesso nos eventos onde tem sido exibido.
Em Portugal, este ano, estarão organizados 11 espaços para receber estudantes, professores, profissionais da área dos jogos e todas as pessoas com interesse em participar.
A licenciatura em Games & Apps Development da Universidade Europeia oferece aos seus estudantes a possibilidade de adquirir competências essenciais para quem pretenda ser bem-sucedido na indústria dos videojogos em qualquer país do mundo. A licenciatura é totalmente lecionada em inglês e prevê um semestre de mobilidade internacional obrigatório, durante o qual os estudantes podem frequentar a prestigiada Media Design School, da Nova Zelândia que faz parte da rede Laureate International Universities, o maior grupo de ensino superior do mundo.
Presidente da República distingue professor emérito Fernando Carvalho Rodrigues
30 dezembro 2025
Ler maisFilme português conquista Prata no Festival El Ojo Iberoamérica
25 novembro 2025
Ler mais