<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-NJ5GQ7" height="0" width="0" display:="" visibility:=""></iframe>

Estudantes do IADE exibem curtas na Cinemateca pela primeira vez

26 maio 2023

“Um dia na vida de um fotógrafo de vida selvagem”, “Lilo” e “Vai Tuna” foram as 3 curtas-metragens produzidas por alunos do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia e que foram exibidas no passado dia 23 de maio, na sala Félix Ribeiro da Cinemateca, em Lisboa. Estas curtas foram produzidas no âmbito da disciplina Filme e Imagem Documental da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual.

Esta 1ª mostra de filmes de alunos do IADE incluiu também a exibição de outros 2 filmes que foram realizados no âmbito da disciplina Produção e Realização Audiovisual em 2014, nomeadamente: “In Between” e “Focus”. A exibição será seguida de conversa entre os Professores José Filipe Costa e Filipe Figueiredo e os realizadores dos filmes.

“É com muito orgulho que vejo os trabalhos académicos produzidos no âmbito desta unidade curricular serem exibidos pela 1ª vez num local tão significativo como a Cinemateca Portuguesa. São projetos que resultam de um trabalho sério dos alunos e esta apresentação na Cinemateca é como uma recompensa dessa dedicação e empenho.”, afirma o Professor José Filipe Costa, responsável pela disciplina Filme e Imagem Documental.

“Um dia na vida de um fotógrafo de vida selvagem” (18’50’’) retrata o trabalho diário de um fotógrafo especializado em fotografia de vida animal, seguindo as suas rotinas desde a pesquisa, à preparação do material, até à escolha dos melhores meios e suportes para o seu trabalho de captação de imagens. Uma conversa feita de palavras e imagens entre os dois realizadores do filme: João Santos e Vasco Coelho.

“Lilo” (11’35’’) aborda a história de Manuel Martins, que com apenas 12 anos, entrou no mundo da fotografia analógica e nunca mais a largou. De Huambo, local onde nasceu, ao Seixal, Manuel percorre um caminho na fotografia que passa por vários estilos, desde a paisagem à fotografia de estúdio, do fotojornalismo à moda. Lilo viaja entre o passado e o presente, entre o analógico e o digital, entre Portugal e África. O projeto é da autoria de Diogo Torres e Judite Martins.

“Vai Tuna” (11’50’’) reúne uma comunidade ativa formada por mais de 30 estudantes que se agregam com um propósito: através da música e dança, partilhar a alegria e a paixão pela instituição que os uniu, de modo a criarem experiências juntos. O filme aproxima-nos destes jovens nas suas atividades, mostrando o funcionamento dos ensaios. A curta é da autoria de Kelly Palma e Júlia Mostaert.

Créditos: @Tomás Domingues

Filme português “Napoleão” brilha no Festival El Ojo Iberoamérica

Filme português conquista Prata no Festival El Ojo Iberoamérica

25 novembro 2025

Ler mais

Alunos do IADE criam edição especial de sapatilhas KIPSTA para a Decathlon

10 setembro 2025

Ler mais

Share

Presencial +351 21 598 9180Online +351 21 598 9182