Fábrica Curricular

  • Início
  • Fábrica Curricular

Ville de Paris: Concurso de Posters “Amizade Paris-Lisboa”

No âmbito da temporada Portugal – França 2022, organizada pelo Instituto Francês, Instituto Camões e GEPAC, o IADE foi convidado a participar no concurso de Posters sobre a amizade Paris-Lisboa do lado português, tendo como parceiro a EPSAA do lado francês.

Esta temporada cruzada explorará vários temas entre fevereiro e outubro de 2022:

  • Igualdade, diversidade, inclusão e equidade de género
  • Proteção do meio ambiente e oceanos
  • Europa
  • Língua portuguesa e francesa
  • A juventude e a educação

O concurso teve como objetivo ilustrar a amizade Paris-Lisboa com a resposta à seguinte questão: “Quais são os valores comuns entre Paris e Lisboa?”

De todos os posters em competição desenvolvidos pelos alunos de ambas as escolas, 24 foram selecionados (12 por cada) por um júri composto por representantes da Ville de Paris e da Câmara Municipal de Lisboa, da organização da Temporada Portugal-França 2022 e representantes de ambas as escolas.

Estes posters serão expostos em locais públicos nas duas cidades, sendo que em Lisboa a exposição estará patente entre 5 e 30 de setembro no Jardim de Santos.

Este concurso foi implementado na linha de atuação de Fabricação Curricular, na UC de Laboratório de Design 2D do 1º ano da Licenciatura em Design com a Prof.ª Cristina Pinheiro, com o apoio dos professores João Batalheiro Ferreira, Coordenador da Lic. em Design, e Rodrigo Hernández-Ramirez, Coordenador da área científica de Design do IADE.

Slide 1 of 2

Entourage | Projeto – Cross Masters

  • Mestrado em Design Management
  • Mestrado em Design e Cultura Visual
  • Mestrado em Design do Produto e do Espaço

“A pandemia COVID-19 paralisou o mundo e afetou de forma significativa praticamente todos os setores, entre os quais a indústria do entretenimento. A situação, totalmente inesperada, resultou em prejuízos significativos na economia mundial e obrigou a uma readaptação de diversos serviços. Os novos tempos contribuem para o crescimento das novas formas de consumo e obrigam a indústria do entretenimento a procurar alternativas no sentido de atender as necessidades dos clientes nesse contexto totalmente distinto.”

Diante deste cenário, o IADE e a Entourage uniram-se para desenvolver um novo formato de festival de música eletrónica, levando em consideração o cenário pandémico atual. Este formato surgiu da colaboração entre diferentes unidades curriculares e cursos de mestrado; com o propósito de moldar o futuro da indústria do entretenimento.

O desenvolvimento do projeto contou com a participação consecutiva de três programas de mestrado: Mestrado em Design Management, Mestrado em Design e Cultura Visual e Mestrado em Design do Produto e do Espaço. A intenção foi criar um ambiente colaborativo e transdisciplinar, no qual estudantes e professores trabalharam de forma prática a aplicaram os conhecimentos de suas áreas e a deram continuidade em processos surgidos das outras áreas.

Com isto, o projeto tevea o intuito de que cada área de mestrado passasse informações prévias para a área seguinte, culminando em um projeto inovador a ser apresentado como proposta mercadológica ao cliente (Entourage) e proposta científica à comunidade.

Coordenação Práticas Pedagógicas: Rodrigo Morais e Sandra Rodrigues

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.