BLOG #ficaemcasa

16/04/2020

Dicas para cuidar da sua Saúde Mental: Como lidar com o #FicaEmCasa


A quarentena é um grande desafio para todos. Abaixo partilhamos algumas dicas para melhorar o seu bem-estar psicológico.

saude-mental-ue 

A situação que estamos a viver é nova, desafia os nossos recursos sociais, económicos, de saúde... e psicológicos. No melhor dos casos, é "apenas" uma situação desconfortável e, noutros, pode ser uma adversidade total.

Seja como for, podemos sempre dar sentido às nossas ações, escolhendo a nossa atitude face à adversidade. A nossa atitude, traduzida em ações concretas, pode fazer a diferença entre sentirmo-nos vazios e sem esperança, ou fazer o melhor do momento, melhorando o nosso bem-estar psicológico e o daqueles com quem vivemos.

Ficam aqui algumas dicas que o ajudarão a tornar esta quarentena mais suportável:

  • CONFIE! 
    Confie na vida, confie nos profissionais, confie nas pessoas na rua, confie em si próprio. Encontre algo ou alguém em quem possa confiar. Isto passará e a nossa atitude face ao inevitável faz a diferença. Há sempre uma opção para ficar mais confortável dentro do desconforto.

  • MANTENHA A PERSPECTIVA TEMPORAL. 
    É melhor viver um dia de cada vez. Planifique e estruture o seu dia mesmo que seja fim de semana ou feriado.

  • NORMALIZE O SEU DIA A DIA. 
    Faça pausas para mudar a atividade e marcar momentos de descanso. Concentre a sua atenção no presente dia. Todos nos perguntamos quanto tempo isto vai durar.

  • FAÇA DE CADA DIA O MELHOR DIA POSSÍVEL DADAS AS CIRCUNSTÂNCIAS. 
    Cada dia que passa é um dia a menos. Se não consegue abstrair-se pense que tudo voltará à normalidade.

  • OBTENHA, SEMPRE, INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE FONTES OFICIAIS E CREDÍVEIS
    A ciência nem sempre é exata, os cientistas são pessoas e podem equivocar-se, mas a sua margem de erro é menor do que a de outra pessoa que não seja especialista, por mais certa que pareça. A psicologia tem um nome para isto: o efeito Dunning-Kruger. Procure-o!
  • ENCONTRE ALGO QUE SEJA POSITIVO PARA SI.
    Encontre algo que o motive, que seja importante para si ou para as pessoas à sua volta. Algo que o ajude ou que ajude as outras pessoas. Há muitas pessoas que precisam de ajuda e há muito que pode fazer.

  • MANTER CONTACTO COM AMIGOS E FAMÍLIA. Fale com as pessoas com quem vive e também com as pessoas com quem não vive. Pode fazê-lo através de um café virtual, por exemplo. É uma excelente atividade para manter as rotinas e a boa conversa com os nossos amigos e familiares. Mas, mais importante, oiça o que diz o seu corpo e a sua mente. Se for necessário, peça ajuda!

 

Além disso, recorde que tudo o que está a fazer é um claro exemplo de responsabilidade. Este pensamento é essencial para manter a o foco.

Departamento de Psicologia
Universidad Europea de Valência

 VOLTAR >>


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA