IADE desafia alunos a desenvolverem reportagens sobre a Saúde Mental
1 fevereiro 2024
IADE desafia alunos a desenvolverem reportagens sobre a Saúde Mental

A depressão, a esquizofrenia, o burnout, o stress pós-traumático, a ansiedade, a dependência alcoólica, anorexia e a depressão pós-parto são algumas das tipologias de transtornos mentais abordadas pelos alunos do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia nas reportagens hipermédia, que vão ser apresentadas nos dias 8 e 9 de fevereiro.

Desenvolvidas pelas turmas finalistas do curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação, no âmbito da Unidade Curricular de Laboratório de Comunicação Digital e Laboratório de Media Sociais, as reportagens abordam as diversas tipologias de transtornos mentais.

“A importância que o tema da saúde mental exerce atualmente na nossa sociedade, uma vez que de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% da população portuguesa sofre de algum transtorno mental, isto é, uma a cada cinco pessoas tem alguma doença nessa área, fez com que quiséssemos trazer este tema para que os nossos alunos pudessem descobrir, investigar e saber mais sobre esta realidade”, afirma Élmano Ricarte, professor responsável pela orientação dos grupos na área do Jornalismo.

A prática jornalística exercida em regime laboratorial pelos estudantes tem vários géneros e formatos jornalísticos, como notícia orientada para dados, notícia com verificação de factos (fact-checking), vídeocasts, etc. O principal papel deste modelo académico é fazer com que os estudantes tenham uma vivência prática do mercado de trabalho.

Para a realização destas reportagens, os estudantes contaram ainda com vários parceiros internos e externos como hospitais na Área Metropolitana de Lisboa e os cursos de Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Universidade Europeia.

No total, foram inseridos 15 temas na prática de sala de aula, pelo que foram criados 15 websites com os temas em Saúde Mental:

Estudantes do mestrado em Branding e Design de Moda do IADE ditam tendências para primavera/verão 2024
13 abril 2024
Ler mais
Tech4Good no IADE para promover a tecnologia e inovação
22 março 2024
Ler mais
Share

Title

Lorem Ipsum

Title

Lorem Ipsum