Fábrica Live Talks

Uma série de conversas com temas subordinados às áreas científicas do IADE que podem decorrer em direto via Instagram, Zoom e/ou presencialmente no piso 3.
  • Início
  • Fábrica Live Talks

FÁBRICA SOCIAL TALKS

Este evento tem como objetivo abordar temas de responsabilidade social e trazê-los para discussão no seio da comunidade académica do IADE, criando espaço para partilha de entidades que lutam por diversas causas sociais importantes para o desenvolvimento humano: quem são, o que fazem, como todos nós podemos contribuir para sejam conhecidos e para que todos possamos ser ativistas não só em causa própria mas também pelos outros.

No dia 24 de novembro, teve lugar a edição de 2022.2023, com organização das Coordenações da Fábrica (Ângela Silvestre) e das Práticas Pedagógicas (Rodrigo Morais), onde marcaram presença a Associação Salvador – Para pessoas com deficiência motora, a ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda, a SOS Racismo, a FEM - Feministas em Movimento e a ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo. O programa incluiu a apresentação de cada instituição e com uma mesa redonda moderada pelo Prof. Rodrigo Morais. O evento contou ainda com a presença do Diretor do IADE, Prof. Doutor Carlos Rosa, e com a Vice-Reitora da Universidade Europeia, Prof.ª Doutora Ana Passos.

CICLO DE CONFERÊNCIAS “LIVRE TRÂNSITO: FOTOGRAFIA E CINEMA”

Um ciclo de conferências no âmbito da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual, com a organização e moderação de Sandra Vieira Jürgens, Coordenadora da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual (LFCV), e Susana Mouzinho, docente da LFCV do IADE.

Entre os meses de outubro de dezembro de 2021, o IADE recebeu, em sessões abertas a toda a comunidade, Paulo Mendes, Catarina Botelho, Pauliana Valente Pimentel, André Guedes e Alexandre Delmar.

CONVERSAS ANIMADAS

No âmbito da Licenciatura em Animação e Criação Visual, o IADE lançou uma série aulas abertas que decorreram entre abril e maio de 2022: “Conversas Animadas”.

Conversas Animadas pretende ser um espaço de debate e diálogo direto com realizadores, produtores, animadores, ilustradores e outros agentes ligados à animação e à criação visual. Decorreu ao longo do ano letivo e, deste modo, o estudante pôde questionar, interpelar e participar de uma conversa com personalidades e profissionais relevantes do mercado da animação e da indústria criativa. Um contacto pessoal que julgamos bastante profícuo para a formação dos estudantes que tenham interesse por esta área de conhecimento.

Fernando Galrito - Diretor da Monstro

Fernando Galrito tem formação em Cinema, Animação, Vídeo e Teatro. É licenciado em Antropologia, possui pós-graduação em Cultura, Comunicação e Novas Tecnologias e faz doutoramento - Animação, da tela ao palco e à Galeria. Fundou em 2000 e é o diretor artístico da MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa. Leciona Animação, Projeto CineVideo na Escola Superior de Design e Arte | ESAD.CR (Portugal) desde 2000. Realiza Filmes de animação, documentários, vídeos exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais.

Cria e realiza instalações e projetos transdisciplinares relacionando a animação, teatro, dança e artes plásticas. É professor convidado e realiza workshops de animação em diferentes universidades da Europa, América, Ásia e África. Coordenou o Centro de Imagens em Movimento da Fundação Gulbenkian de 1986 a 2005. É júri e colabora com festivais, revistas, rádios e TVs. É membro de organizações nacionais e internacionais de Animação e Arte.

Bruno Caetano - Cola - Estudio de Animação

Bruno Isaac Grade Caetano nasceu em Portimão em 1979. Animador e construtor autodidacta, formou-se mais tarde no Centro de Investigação e Estudos e Multimédia na Faculdade das Belas-Artes de Lisboa, continuando a sua especialização na técnica de Animação de Volumes. No entanto o seu percurso profissional levou-o a participar em diversos projectos das mais variadas técnicas. Trabalhou como animador, produtor e realizador em produções de várias produtoras de animação e imagem real, e é um membro fundador da cooperativa COLA - Colectivo Audiovisual, um grupo internacional de artistas em constante crescimento, unidos e focados em produzir, ensinar e divulgar animação. É também membro fundador da cooperativa editorial especializada em Banda Desenhada, A Seita, onde tem vindo a desenvolver ao longo dos anos a sua chancela de autores nacionais de nome Comic Heart.

João Gonzalez - Realizador e Animador

João Gonzalez (1996) é um realizador, animador, ilustrador e músico português com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (UK). Realizou os multi-premiados filmes “Nestor” e “The Voyager”. João Gonzalez tem um grande interesse em combinar o seu background musical com a sua prática em animação autoral, assumindo sempre o papel de compositor e por vezes de instrumentista nos filmes que realiza, ocasionalmente acompanhando-os com performances ao vivo. “Ice Merchants” (2022), uma co-produção entre a COLA (PT), Royal College of Art (UK) e Wildstream (FR), é o seu primeiro filme como realizador profissional e terá a sua estreia mundial em Cannes.

César Coelho - Realizador, animador e Produtor Campo 4 (Rio de Janeiro, Brasil)

É um dos quatro fundadores e diretores do ANIMA MUNDI, um dos maiores festivais do mundo. Dirigiu mais de 250 obras de animação, destacando-se a animação para as minis-séries “Hoje é Dia de Maria”, “Afinal o que Querem as Mulheres”, “Quem Sou Eu” e para novela “Meu Pedacinho de Chão”. Elaborou diversos genéricos para o canal Globo. Foi Consultor no processo de desenvolvimento das mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. Coordenador de animação para a Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio2016. Seus filmes participaram dos mais importantes festivais de animação conquistando prêmios nos festivais de Espinho – Portugal, Havana Cuba e Roma – Itália. Coautor do livro “Animation Now” publicado em seis idiomas pela editora Tashen.

MESA REDONDA "IMAGEM & INSERÇÃO SOCIAL"

  • Dia: 8 de junho de 2021 | 19:00 | Zoom
  • Tema: Imagem e Inserção Social

As imagens têm importância em como damos visibilidade à multiplicidade do ser humano, mas temos consciência das atuações neste cenário? É por meio disto que veremos um mundo no qual todos são participantes de uma vivência harmoniosa com um conteúdo originário da consciência social.

Host: Rodrigo Morais - Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e coordenador do Mestrado em Design & Publicidade no IADE - Universidade Europeia. Especialista na área de semiótica e leitura de imagem, com ênfase nas representações imagéticas perante a inserção social.

DATA VISUALIZATION WORKSHOPS & MASTERCLASSES

A Fábrica-IADE desenvolveu em conjunto com o Professor Manuel Lima, uma série de masterclasses e workshops sobre a visualização de data que decorreu no 2º semestre do ano letivo 2021.2022. As masterclasses tiveram a duração de 1 hora, em formato on-line, e os workshops foram dados presencialmente, no mesmo dia, com um total de 5 horas.

Manuel Lima, professor convidado do IADE no ano letivo 2021.2022, tem uma ampla experiência profissional, com mais de quinze anos de experiência projetando experiências digitais e liderando equipas em empresas como Google, Codecademy, Microsoft, Nokia, R / GA, Kontrapunkt e Museu da Imagem em Movimento.

Manuel Lima, eleito "uma das 50 mentes mais criativas e influentes" pela revista Creativity, é membro da Royal Society of Arts, fundador da VisualComplexity.com, gerente sênior de UX do Google e professor regular de visualização de dados na Parsons Escola de Design. É uma voz líder em visualização de informação e tem falado em mais de 80 conferências, universidades e festivais em quatro continentes.

É o autor de três livros traduzidos em várias línguas. Seu último livro, The Book of Circles: Visualizing Spheres of Knowledge (2017), cobre 1.000 anos de obsessão duradoura da humanidade com todas as coisas circulares.

Masterclass - “The Language of Data Visualization

Tal como acontece com a linguagem escrita, a visualização de dados é feita de blocos de construção individuais que, quando combinados sob um conjunto de regras, podem gerar inúmeras combinações e comunicar qualquer conceito de forma visual. Nesta masterclass, os alunos aprenderam o que torna a visualização de dados uma linguagem, conheceram seus principais ingredientes e sua gramática subjacente. Voltado para o praticante curioso ou novato, a masterclass teve um exercício rápido e tempo para perguntas e respostas no final.

Agenda:

  • Os blocos de construção da linguagem visual (+ exercício).
  • A gramática da visualização de dados.
  • Noções básicas sobre tipos de dados.
  • Escolhendo o gráfico certo.
  • A diversidade da visualização de dados.

A masterclass, exclusiva para a comunidade IADE, aconteceu em formato online e recebeu 62 inscrições entre estudantes e docentes.

Masterclass - “The Evolution of Data Visualization”

“A história não é o passado; é o presente. Carregamos nossa história connosco. Somos a nossa história.” —James Baldwin

Os seres humanos estão envolvidos na representação visual de informações há milhares de anos. Os alunos conheceram os principais marcos na história da visualização de dados, desde os primeiros mapas, diagramas e ilustrações até as execuções atuais conduzidas por computador. Aprofundaram os três principais períodos que compõem a longa evolução da disciplina, respectivamente: Idade Média, Idade do Ouro e Idade Moderna.

Meia idadeEsta foi a gênese do design de informação e visualização de dados. Inundados por uma vasta quantidade de informações provenientes do mundo antigo, os estudiosos medievais fizeram um investimento crítico na representação diagramática.

Era de ouroImpulsionados pela Idade do Iluminismo e pela Revolução Industrial, examinou-se muitos dos principais projetos e figuras que fizeram o que é considerado por muitos como a era de ouro dos gráficos de informação.

Era modernaOs alunos aprenderam alguns dos principais motivadores da atual explosão de interesse pela visualização de dados, bem como se familiarizaram com alguns de seus principais temas / execuções.

Esta segunda Masterclass, também em formato online, foi aberta à comunidade em geral e recebeu 99 inscrições. Foi levada a cabo em parceria com os Departamentos de Marketing e de Admissão Internacional com o objetivo de gerar lides.

Convidados

Roberto Chiachiri

Professor titular e pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde é um dos líderes do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions. É pós-doutor pela Universidade de Paris 1 - Sorbonne, Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Diretor da Cátedra UNESCO / UMESP de Comunicação para o desenvolvimento regional no Brasil. Membro da: Associação Internacional de semiótica (delegado Brasil), Federação Latino-americana de semiótica, Associação Brasileira de semiótica, Associação Francesa de semiótica e Associação internacional de semiótica visual. Professor convidado na Universidade Europeia – Lisboa – e da Sorbonne Paris 1.

SampaTalks (Victor Casanova, Marina Caminada, Vinícius Ribeiro e Pedro Cruz)

Victor Casanova é ex-publicitário e comunicador que adora uma conversa. Se deixar não para de falar. Sempre gostou de proporcionar algo para as pessoas a sua volta. Transformou conversas em projetos. Co-criador do SAMPATALKS, ansioso e hiperativo, em uma das suas crises quis ir para as ruas escutar as pessoas, aprendeu que na escuta nasce a conversa, a troca e a empatia.

Marina Caminada é libriana e comunicadora (leia-se faladora) desde 1990. Meio paulista meio carioca, mas com vontade de ser do mundo inteiro. Formada em jornalismo, sempre teve a curiosidade de conhecer as diversas crenças e culturas que existem por aí. Co-criadora do SAMPATALKS, acredita que está absorvendo muito mais do que colaborando, e aprendendo a ouvir mais.

Vinicius Ribeiro é embaixador do SAMPATALKS, sociólogo, gay, carnavalesco e militante da causa LGBTQIA+. Luta por uma sociedade que respeite a diversidade e por um mundo mais justo. Como todo geminiano, adora uma conversa

Pedro Cruz é publicitário e entusiasta da Comunicação como ferramenta de transformação. Atualmente, é como Creative Data na Soko. Sócio e estrategista do SAMPATALKS, hub de ferramentas socias. Embaixador do Dia Mundial da Criatividade, movimento chancelado pela ONU em países que desenvolvem projetos em economia criativa. Membro Global Shapers, iniciativa do Fórum Econômico Mundial composta por uma rede de hubs desenvolvidos e liderados por jovens presentes em 156 países. Fundador do Escritas Diversas, clube de leitura LGBTI+ integrado ao Conexões Diversas, hub de cultura queer. É também project manager na Batekoo, plataforma de cultura e entretenimento voltada à juventude urbana, negra e LGBTI+.

Podcast Outros500 (Nathália de Campos e Felipe Tonet)

Nathalia de Campos, advogada, membro da comissão da mulher advogada da OAB-SP, pesquisadora no grupo pensamento social, fundadora do coletivo entre elas e apresentadora do Podcast Outros500.

Felipe Tonet, jornalista, especializado em Gestão da Comunicação em Plataformas Digitais pela ESPM, consultor de comunicação e marketing político e estrategista digital. Há 10 anos trabalha com comunicação política e campanhas eleitorais. É um dos apresentadores do Podcast Outros500.

Mário Rosa

Sócio e Responsável pela Echos Laboratório de inovação em Portugal. Também é Diretor da Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design), Brand Strategist e Design Thinker. Acredita que estamos vivendo um novo paradigma de visão de mundo e que o design concentra as habilidades necessárias para desenhar novos cenários e construir um futuro mais equilibrado. Líder Local Lisboa do World Creativity Day (2020/21) e curador da Semana do Empreendedorismo de Lisboa (2020/21).

Victor Augusto e Giovana Fiorani

Victor Augusto, publicitário e designer multimídia paulistano. Já trabalhou com marcas como Itaú Cultural, Harley-Davidson, Redbull, Johnnie Walker, Smoking, Tinder, Beck’s e Bombay Saphire – e eventos de porte internacional, como Time Warp, Elrow, D-Edge, Rock in Rio e Lollapalloza. Atualmente é mestrando em Design e Cultura Visual pelo IADE e dá aulas na Pós-Graduação em Branding da Universidade Europeia.

Giovana Fiorani

Jornalista e estrategista de conteúdo há mais de cinco anos nos mercados brasileiro, português e africano. Já coordenou projetos, branded contents e ativações especiais para marcas do setor beauty, como Wella e Risqué, para ONGs, como Unicef e Childhood Brasil e para as campanhas de Natal e Páscoa de Kopehagen. Atualmente é mestranda em Audiovisual e Multimedia pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e atua como social media manager para Ford em Angola, Nigéria e Quênia.

Fabrício Iglesis

Redator e roteirista de projetos especiais e integração de marcas no conteúdo na WarnerMedia Brasil, em canais como TNT, Warner Channel e Cartoon Network. Desenvolve projetos de Brand Content para clientes de diversos segmentos, como Ben & Jerry's, Downy, Facebook, Fanta, Fiat e Dell.

Ciclo de conversas no IG

Sequência de “live talks” no IG da Fábrica que deu continuidade à mesa redonda realizada com o tema “Imagem e Inserção Social”. Cada talk terá convidados especiais que serão recebidos pelo Professor PhD Rodrigo Morais e discutirão temas mais específicos sobre como as imagens podem atuar na construção de um mundo originário da consciência social.

Vanda Jorge, Fundadora Cool Hunting Society

Convidada: Vanda Jorge, Fundadora da Cool Hunting Society Host: Sandra Rodrigues, Observatório da Fábrica-IADE Tema: “A Nostalgia de Futuro”

Uma sessão de Cool Hunting que analisou a tendência “A Nostalgia de Futuro”, que nasceu com o mundo confinando e em plena pandemia. Com a Covid-19 a revelar-se um acelerador de tendências, analisou-se o aparecimento do Consumidor C; as suas novas prioridades; as novas relações entre marcas e consumidores e as tendências que vão marcar os próximos tempos, de um mundo incerto e onde procuramos segurança, apoio e inspiração. Do grande consumo, à moda, arquitetura, mobilidade e design.