MEDIA

Comunicados de Imprensa

16/abr/2018 16:53:09

Professora do IADE-Universidade Europeia desvenda ‘Interiores Art Déco’ no curso dedicado a Raul Lino


Lisboa, 17 de abril de 2018 – Maria Helena Souto, Professora do IADE – Universidade Europeia, apresenta no próximo dia 24 de abril, pelas 18h30, uma sessão especial sobre o movimento Art Déco em Portugal na terceira edição do curso dedicado a Raul Lino – Raul Lino e o Design de Interiores e de Mobiliário. Ambientes do séc. XX português –, a decorrer de 11 de abril a 30 de maio, na Casa de Santa Maria, no Bairro dos Museus, em Cascais.

Especialista em História do Design em Portugal e membro do comissariado científico (com João Paulo Martins da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), deste curso que homenageia Raul Lino, a Professora Helena Souto vai explicar as origens e desenvolvimento da proposta Art Déco em Portugal – “Interiores Art Déco em Portugal: dos exemplos pioneiros aos seus epígonos” – e de como encontrou grande aceitação na sociedade ao conseguir transmitir o conceito de modernidade sem adotar os radicalismos mais vanguardistas.

“A principal característica do movimento Art Déco foi a diluição das propostas dos movimentos de vanguarda do início do século XX, com as correntes ornamentalistas do final do século XIX, além de assimilar uma série de referências de culturas ditas “primitivas” e também de culturas da Antiguidade. A sua aceitação internacional também ficou a dever-se à facilidade com que o estilo absorveu valores e influências das culturas locais, apresentando-se em versões readequadas a cada lugar, como aconteceu em Portugal”, explica a Professora do IADE-EU, Maria Helena Souto.

O curso “Raul Lino e o Design de Interiores e de Mobiliário - Ambientes do séc. XX português” é composto por oito sessões em que vão ser revisitados interiores de edifícios públicos e privados - realidades bem diversas no seu estilo e função -, analisando autorias únicas. Serão evocadas atmosferas onde a arquitetura, o equipamento e as artes aplicadas, pensadas no seu todo, conviveram em estreita articulação até aos dias de hoje.

AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed