MEDIA

Comunicados de Imprensa

24/abr/2017 12:22:38

Professora do IADE-Universidade Europeia apresenta movimento de renovação da azulejaria portuguesa


Lisboa, 20 de abril de 2017 – Maria Helena Souto, Professora do IADE – Universidade Europeia, apresenta no próximo dia 26 de abril, pelas 18h30, - no âmbito do segundo Curso Livre “Raul Lino e a Cerâmica - Na Arquitetura e nas Artes Decorativas Portuguesas do Século XX” a decorrer até dia 31 de maio, na Casa de Santa Maria, no Bairro dos Museus, em Cascais -, a comunicação exposição “Azulejaria Arte Nova em Portugal - estylo da moda”.

 

A especialista em História do Design em Portugal vai levar o público a recuar no tempo até à Arte Nova dos séculos XIX e XX e às obras de alguns dos melhores artistas nacionais desse período como Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Lino. Trata-se de uma época de grande originalidade e que permite apreender o movimento de renovação da azulejaria portuguesa. 

Segundo a professora do IADE-Universidade Europeia, “Em Portugal, o movimento Arte Nova entrou tardiamente e a designação escolhida é elucidativa da importância que o movimento francês teve no nosso processo de criação. Mas não se pense que esta relação com a cultura francesa fez da Arte Nova em terras lusas uma mera cópia de criações Art Nouveau”, conclui. 

De facto o século XX veio a confirmar que a produção artística nacional tinha um valor próprio e enorme versatilidade. Estas características encontram-se patentes neste curso que, com o Comissariado Científico de Alexandre Pais do Museu Nacional do Azulejo, reúne alguns dos melhores especialistas nacionais do mundo das artes decorativas portuguesas do tempo de Raul Lino. O programa encerra no dia 31 de maio com a exposição conjunta de Alexandre Pais e da Professora Maria Helena Souto subordinada ao tema “Admirável Mundo Novo”.

 

 


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed