MEDIA

Comunicados de Imprensa

20 de dez de 2016 11:05:30

Isilda Pelicano regressa ao IADE para falar sobre o fascínio da moda


“Contemporary Craft” debruça-se sobre o projeto JANS, que envolve a criação de peças contemporâneas inspiradas em técnicas artesanais

 

Lisboa, 14 de abril de 2016 - Isilda Pelicano é já um nome conceituado da moda nacional. Diplomada em Design de Moda pelo IADE – Creative University, a designer iniciou a sua carreira em 1991, tendo já colaborado em diversos eventos de moda e criado peças de roupa para vários projetos de reconhecimento internacional. Na próxima quarta-feira, 20 de abril, entre as 18h00 e as 20h00, Isilda Pelicano está de regresso ao instituto universitário, em Lisboa, para um seminário temático sobre “Contemporary Craft”. 

Integrada num ciclo de seminários temáticos do IADE que se prolongam até maio, a intervenção de Isilda Pelicano debruça-se sobre a marca JANS, que envolve a criação de peças de design contemporâneo inspiradas em técnicas artesanais. O projeto aposta na qualidade e na inovação, mas inspira-se no trabalho realizado por sucessivas gerações de artesãos, preservando a memória e a autenticidade da cultura local projetada em novos padrões de modernidade. Em 2014, o IADE aliou-se a Isilda Pelicano para lançarem a Jans Concept, um espaço físico na baixa lisboeta que expõe os trabalhos têxteis, de cortiça e de cerâmica da designer e que promove o “diálogo” entre artesãos locais e jovens criativos. 

Isilda Pelicano: a designer que veste Barbies e atletas

Conhecida pelas suas peças de roupa de corte perfeito, Isilda Pelicano tem uma marca com o seu nome que apresenta e comercializa coleções para as mulheres contemporâneas. Com atelier próprio em Lisboa, a designer tem desenvolvido vários projetos importantes na área dos fardamentos, com destaque para a assinatura das fardas de todo o staff da UEFA Euro 2004 e 2008, da Central de Cervejas, da Portugal Telecom na Expo’98 ou do Coro Gregoriano de Lisboa. 

Isilda Pelicano participa regularmente em diversos eventos de moda, como a FILMODA, Porto de Moda, Portugal Fashion e Fashion Business Angola, tendo sido convidada a “vestir” a mundialmente famosa boneca Barbie e participado num desfile de comemoração dos 35 anos da Hello Kitty, na Moda Lisboa. A designer já recebeu várias distinções, com destaque para o “Prémio IADE

Carreira 2011" e o “Smirnoff Fashion Award” e foi votada como “Personalidade Feminina 2006” na categoria de Moda pelos leitores da Revista Lux.


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed