MEDIA

Comunicados de Imprensa

20/dez/2016 12:05:01

Investigadores do IADE participam no Ciência 2016


Especialistas integram duas sessões e revelam o papel da realidade virtual e das medidas psicofisiológicas no Design

 

Lisboa, 4 de julho de 2016 - Seis investigadores da UNIDCOM – unidade de investigação do IADE – Creative University, instituto universitário pertencente à rede Laureate Universities – participam no Ciência 2016, evento anual onde são discutidos os principais temas e revelados resultados da atividade científica e tecnológica em Portugal. A iniciativa decorre de hoje, 4 de julho, a 6 de julho no Centro de Congressos de Lisboa e é organizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a Academia das Ciências de Lisboa e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

Hoje, às 15h30, os investigadores da UNIDCOM participam na sessão “Investigação em Arte e Design”, que conta, entre os moderadores, com o contributo de Anabela Couto, do instituto universitário, e com duas especialistas do IADE no painel. Emília Duarte, com o tema “Ciência no e/ou do Design”, abordará a relação entre a investigação e a prática de design, evidenciando como não se tratam de realidades opostas mas sim complementares. Já Helena Souto apresentará “Design Português: Memória, cultura e género”, relevando o papel do design português desde a década de 60 e o exemplo de mulheres designers, cujas ações se tornaram fundamentais na promoção do Desenho Industrial Português. 

Amanhã, 5 de julho, às 15h30, António Cruz Rodrigues participa na sessão “Design para a Inovação”, tendo como mote o “Design evolucionário e a viragem espacial”, assim como Ana Margarida Ferreira, que explorará a inovação no ensino do Design. A investigadora do IADE apresentará o projeto L3-Lisboa Laboratório Comum de Aprendizagem que reúne a comunidade académica e a sociedade civil e compreende a criação, implementação e avaliação de Laboratórios Experimentais de aprendizagem colaborativa e transdisciplinar, nomeadamente nas áreas de design, engenharia, ciências sociais e humanidades. O projeto está a ser desenvolvido em zonas carenciadas de Lisboa. 

A realidade virtual e o eye-tracking podem dar respostas úteis ao Design

A compreensão das respostas dos utilizadores a um produto é um aspeto crucial para os designers. As novas soluções na área da realidade virtual, hoje em dia bem mais acessíveis, permitem aceder a envolvimentos virtuais que possibilitam o estudo do comportamento dos utilizadores, nomeadamente utilizando métricas psicofisiológicas, como o batimento cardíaco, a resposta galvânica da pele, a electromiografia, assim como o eye-tracking. No dia 6 de julho, o IADE possibilita a todos os interessados que testem e observem, através de um contexto de realidade virtual, de que forma os dados, tendo em conta as respostas emocionais e cognitivas, são recolhidos e tratados no contexto do desenvolvimento de soluções de design de produto e de comunicação.


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed