MEDIA

Comunicados de Imprensa

19/jan/2018 12:29:12

IADE-Universidade Europeia promove exposição de cartazes do primeiro publicitário português


Lisboa, 22 de janeiro de 2018 – Com o apoio do IADE-Universidade Europeia, a Sociedade Nacional de Belas Artes vai inaugurar amanhã, a partir das 18h00, a exposição: “Raul de Caldevilla - Cartazes de Sonho”.


Com curadoria de Theresa Lobo, professora do IADE-Universidade Europeia e de Paulo Trancoso, Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, esta exposição inédita apresenta cerca de uma centena de cartazes publicitários de coleções particulares e da Cinemateca Portuguesa.


Os cartazes integram o espólio da ETP - Empreza Técnica Publicitária, que mais tarde viria a ser denominada Empreza do Bolhão, uma das primeiras agências publicitárias do país, fundada por Raúl Caldevilla, o primeiro publicitário em Portugal.


A professora do IADE-Universidade Europeia e curadora da exposição que estará patente até ao dia 12 de fevereiro, Theresa Lobo, é autora do livro “Cartazes Publicitários da Empreza do Bolhão” onde se encontra reunido muito do espólio da empresa de Raúl Caldevilla.


A ETP foi pioneira na introdução da publicidade exterior, tornando-se célebre quando patenteou os primeiros “outdoors” e quando começou a afixar os primeiros cartazes publicitários de dimensões até então nunca vistos. O seu dinamismo e criatividade depressa fizeram com que se transformasse numa das mais conceituadas empresas no setor.


A coleção de posters apoiados pelo IADE-Universidade Europeia distingue-se pela qualidade gráfica das imagens e também pela grande variedade de temas reproduzidos. Para além dos 100 cartazes, também vão ser apresentados, no dia 23 de janeiro, pelas 19h, na Cinemateca Portuguesa, os primeiros filmes publicitários da “Caldevilla Film” que datam de 1916.


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed