MEDIA

Comunicados de Imprensa

6/jun/2018 14:32:37

IADE-Universidade Europeia promove conferência sobre transgressão no Design


Lisboa, 11 de junho de 2018 – O IADE- Universidade Europeia promove, entre 20 e 22 de junho, a 5ª edição da Design Doctoral Conference dedicada à transgressão. Investigadores e oradores de referência como Stefano Giovanni, o designer da Alessi – Family Follows Fiction -, Roberto Feo e Renny Ramakers vão reunir-se no Campus de Santos para refletirem sobre o tema “Transgressão no Design”, no âmbito do doutoramento em Design da instituição.


Promovida pela UNIDCOM - Unidade de Investigação em Design e Comunicação que apoia a formação de novos investigadores e a promoção de atividades de disseminação e transmissão de conhecimento -, e co-organizada pelo programa de doutoramento em Design do IADE -UE, esta conferência vai reunir estudantes de doutoramentos nacionais e internacionais na área do design que irão partilhar as suas investigações.


Os keynote speakers convidados para esta 5ª edição são personalidades de renome mundial na área do design como Roberto Feo - diretor do El Ultimo Grito e professor de Design na Goldsmiths University of London-, Renny Ramakers - cofundadora e diretora criativa da Droog Design - e Stefano Giovannoni - arquiteto e designer industrial e de interiores, com um ADN de design industrial, foi o autor dos primeiros objetos de plástico transparente da série Family Follows Fiction (1993) para a Alessi.


Com trabalhos exibidos internacionalmente em várias coleções, desde Paris a Nova Iorque, Roberto Feo será o speaker do primeiro dia do Design Doctoral Conference. Na quinta-feira, o público vai ter a oportunidade de ouvir Renny Ramakers, a designer que criou o Design+Desires - um programa que explora como os sonhos, as paixões e as necessidades dos moradores de uma cidade podem vir a moldá-la -.


O fecho do evento, no dia 22 de junho, conta com uma palestra do designer italiano Stefano Giovannoni, considerado um grande ícone do design utilitário e que já trabalhou em empresas como Alessi, Fiat, Lavazza, LG Hausys, Pepsico, Pulsar, Samsung, Seiko, Siemens e Telecom.

Tendo sido premiado inúmeras vezes, Stefano foi ensinado por Buti na Universidade de Florença e, no início dos anos 80, fundou o Grupo de Produção King-Kong, com Guido Venturini. O seu talento explosivo permitiu-lhe incorporar um sistema complexo de “códigos afetivos” nos seus projetos e, essa abordagem, concedeu-lhe o título de designer “Super & Popular” nos anos 90.


A 5ª edição da DDC vai convidar à reflexão sobre a transgressão no design e irá partir do pressuposto de que vários designers e artistas escolheram a transgressão como estratégia para criarem trabalhos provocativos, rompendo os limites impostos pelo mercado. Movimentos radicais e de vanguarda que promoveram abordagens disruptivas, assentes na ideia de renovar, transpor e ultrapassar as barreiras impostas pela indústria, com o objetivo de superar elementos pré-estabelecidos, vão estar em destaque no IADE-Universidade Europeia.


Partindo do pressuposto de que, no design, transgressão significa desobedecer às regras estabelecidas pelo projeto, promover inovações radicais, propor abordagens de design não convencionais, incluindo no processo temas como a sustentabilidade, a inovação social e a inteligência artificial, a conferência deste ano vai abordar esse romper dos pressupostos, através do debate entre os vários oradores e investigadores.




AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed