MEDIA

Comunicados de Imprensa

21/fev/2017 16:10:20

IADE-Universidade Europeia lança livro sobre o Design em Portugal


Lisboa, 20 de fevereiro de 2017 - O IADE - Universidade Europeia, em parceria com o MUDE - Museu do Design e da Moda, coleção Francisco Capelo, vai lançar o livro “Ensaio para um Arquivo: O Tempo e a Palavra. Design em Portugal (1960-1974) ”, amanhã, a partir das 18h, no Convento da Trindade, em Lisboa.

“Design em Portugal (1960-1974) ” é um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização  (COMPETE). A iniciativa partilha as diferentes ações, intervenções e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitetura Industrial, mais tarde (1971) designado por Núcleo de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (I.N.I.I.).

Este livro faz uma abordagem à afirmação e ao desenvolvimento do Design em Portugal, entre 1960 e 1974, no contexto do pós II Guerra Mundial, momento em que o Estado Novo adotou uma política de incremento do sector industrial.

O projeto foi coordenado por Maria Helena Souto, professora do IADE-Universidade Europeia, que assumiu o papel de investigadora responsável, resultando este catálogo da exposição do projeto que decorreu no MUDE, o ano passado.

A apresentação do livro vai estar a cargo de Bárbara Coutinho e Maria Helena Souto, coordenadoras da publicação, do professor Carlos Duarte, diretor do IADE - Universidade Europeia, e do professor João Pardal Monteiro, presidente da FA-UL.

 


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed