MEDIA

Comunicados de Imprensa

6/nov/2018 11:43:38

IADE-Universidade Europeia desafia estudantes a denunciar artefactos mal desenhados


Para assinalar o Dia Mundial da Usabilidade, que se comemora a 8 de novembro, a UNIDCOM, Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE-Universidade Europeia, em parceria com o LISPOLIS, a Tangível e a ADUUX, desafiam os estudantes do IADE – Universidade Europeia a denunciar casos de má usabilidade em artefactos do quotidiano.

A iniciativa “Tesourinhos da Usabilidade”, acompanhada por palestras dedicadas ao tema, pretende analisar exemplos de mau design e ensinar, de forma lúdica, importantes lições de design, estimulando, em simultâneo, a capacidade de observação crítica do quotidiano.

Para participar basta enviar uma fotografia do objeto mal desenhado, acompanhada de informação de contexto – localização, o erro ou dificuldade sentida na utilização do artefacto – para o formulário criado para o efeito (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmfOXKf5E-kd2i8gtd04DpZOIx4UzMfcvloliXvyap4BbghA/viewform)

As imagens serão partilhadas nas contas de Instagram (https://www.instagram.com/tesourinhos.iade/) e Facebook da UNIDCOM para votação pelo público do objeto mais mal desenhado, à qual se somará a votação do júri. Os vencedores serão conhecidos no dia 8 de novembro, durante o evento que assinala o Dia Mundial da Usabilidade, no Auditório Veiga Simão, do LISPOLIS.

As inscrições para as palestras estão disponíveis na página do evento (https://www.unidcom-iade.pt/wud2018/).

A Usabilidade consiste no uso fácil e agradável dos artefactos digitais ou analógicos. Este termo também é utilizado para definir um conjunto de métodos/técnicas e processos utilizados para avaliar e melhorar esta qualidade – aprendizagem, eficiência, memorabilidade, erros e satisfação -, no design dos artefactos, contribuindo para uma melhor Experiência de Utilização.

Criado em 2005 pela Usability Professionals Association, o Dia Mundial da Usabilidade visa a melhoria da usabilidade e do quotidiano dos cidadãos. Para além do IADE-Universidade Europeia, outras instituições em todo o mundo realizam iniciativas que reforçam a ligação entre o design e a experiência do utilizador, tendo como finalidade a criação da melhor experiência para o consumidor.

Programa

15H/15H30 – Abertura

15H30/16H30 – José Campos, Tangivel – “User interface Design DYI em 3 passos”

16H30/17H –Rodrigo Ramirez, IADE – UE e UNIDCOM – “Action theory, interaction design and usability – or why Problem-based learning is the method of choice at IADE”.

17H/17H30 – Coffee-break

17H30/18H – Tesourinhos da Usabilidade

18H/19H – Mesa redonda: “A colaboração das empresas no ensino do IxD”


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed