MEDIA

Comunicados de Imprensa

6/jun/2018 12:39:41

IADE - UE promove Conferência “Why the World needs anthropologists: Designing the Future”


Lisboa, 5 de junho de 2018 – O IADE- Universidade Europeia, em colaboração com a European Association of Social Anthropologists, o CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, a APA – Associação Portuguesa de Antropologia e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, promove a 6ª edição da conferência anual “Why the world Needs Anthropologists”, que irá decorrer nos dias 26 e 27 de outubro, no Museu do Oriente.


Este simpósio, que explora as diferentes aplicações de antropologia, vai reunir mais de 400 participantes de diferentes disciplinas de todo o mundo e irá explorar o tema “Designing the future”. Estarão reunidos especialistas das áreas do design e da antropologia que vão debater a importância da antropologia aplicada e design centrado no ser humano para a comunidade académica e para a população em geral, focando-se nos seus métodos, aplicações práticas e no seu potencial.


“Why the world Needs Anthropologists: Designing the future” pretende dar resposta à dinâmica do mundo atual e reflete a necessidade de formar mais antropólogos para estimular ideias e soluções informadas e bem pensadas, baseadas na investigação, tendo em conta o seu contexto sociocultural.


Anna Kirah, Diretora-Geral da Design Without Borders; Alisse Waterston, professora de antropologia na CUNY - City University of New York; José Manuel dos Santos, diretor do Philips Lightning Design e doutorando no IADE; Sarah Pink, investigadora e professora na Universidade RMIT de Melbourne, e Jamer Hunt, Vice-Reitor na New School e investigador no Instituto do Design de Umea/Suécia, serão os keynote speakers deste encontro internacional.


O primeiro dia da conferência vai ser preenchido por talks, nas quais serão debatidos temas como “Será que o meu carro autónomo (self driving) me irá matar?” ou “O espaço entre o Design e a Etnografia”. No segundo dia serão realizados vários workshops com o contributo de empresas como a Microsoft e a Volvo.


A 6ª edição da conferência da WWNA, destacará o emergente campo da antropologia do design e as oportunidades que surgem a partir dele, sendo dada particular importância à abordagem interdisciplinar colaborativa para ambas as disciplinas: o design e a antropologia.


Com entrada gratuita, as inscrições para a conferência da WWNA estão já disponíveis em: https://www.applied-anthropology.com/registration-2/. 


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed