MEDIA

Comunicados de Imprensa

20 de dez de 2016 11:43:47

IADE recebe investigadores para refletirem sobre o futuro do Design


Iniciativa reúne cerca de meia centena de investigadores e quatro keynote speakers do Canadá, da Finlândia, da Coreia do Sul e da Eslovénia

 

Lisboa, 6 de junho de 2016 - Entre os dias 16 e 17 de junho, o IADE – Creative University, em Lisboa, recebe a terceira edição do Design Doctoral Conference que, este ano, tem como mote a Transversalidade. Quatro keynote speakers e quase meia centena de investigadores reúnem-se para refletir sobre o avanço da investigação em design, focando-se nas necessidades, potencialidades e papel desta área numa sociedade que se apresenta como uma unidade interligada. A participação está sujeita a inscrição prévia, através do website http://unidcom.iade.pt/ddc16/. 

Organizada pelo IADE e a UNIDCOM, unidade de investigação do instituto universitário, a conferência restabelece o diálogo entre as diferentes ciências para alcançar novas formas de colaboração e novas formas de pensar o futuro. Luigi Ferrara, do Centre for Arts, Design & Information Technology, na Universidade de George Brown (Canadá); Pekka Korvenmaa, da Aalto University (Finlândia); Henri Christiaans, do Ulsan National Institute of Science & Technology (Coreia do Sul); e Rajko Muršič, da Universidade de Ljubljana (Eslovénia), são os keynote speakers convidados.

Como o design pode contribuir para a economia?

A iniciativa do IADE arranca com o keynote speech “Design After Design: Creating a Wisdom Economy Through Generative and Collaborative Design Practice” de Luigi Ferrara. Durante a palestra vai ser explorado o conceito de wisdom economy – que implica que exista uma aplicação sábia do conhecimento aos serviços e produtos, como a nanotecnologia, os sistemas de auto-reparação, as modificações genéticas ou os no-waste systems – e como o design pode ajudar na criação do futuro. 

Eyetracking pode ajudar pessoas sem mobilidade

No segundo dia da conferência será revelado um estudo sobre uma interface de televisão interativa (iTV) que utiliza a tecnologia de eyetracking que é cada vez mais confiável e menos invasiva. A investigação desenvolvida por Bruno Nobre (IADE/UNIDCOM) no seu projeto de doutoramento, sob orientação de Teresa Romão (Departamento de Engenharia Informática da Universidade Nova de Lisboa) e Emília Duarte (IADE/UNIDCOM) pretende assim ajudar aqueles que têm habilidades motoras limitadas ou nulas ou coordenação olho-mão comprometida. 

E se os jogos salvassem vidas?

A higiene das mãos como forma de combater as infeções associadas aos cuidados de saúde – responsáveis por inúmeras mortes a cada ano, em todo o mundo – é outro tema de destaque no Design Doctoral Conference. Num trabalho de doutoramento de Pedro Pereira, coordenado por Emília Duarte (IADE/UNIDCOM), são usadas estratégias de gamification para o envolvimento e treino dos profissionais de saúde. Desta forma, pretende-se superar os obstáculos que se encontram nos hospitais e aumentar a conformidade com as diretrizes de higienização, com o apoio do Hospital Beatriz Ângelo. 

O programa do Design Doctoral Conference integra quatro sessões: “Cultura e Herança”, “Teoria, Pesquisa e Métodos”, “Educação, Design e Tecnologia” e “Design, Inovação e Sociedade Sustentável”. No último dia do evento, será ainda apresentada a colectânea de textos, “Que Coisa é o Design?”, coordenada por Rodrigo Cunha e que apresenta uma ampla e aprofundada visão do design. O livro contém textos de autores clássicos como John Ruskin, Charles Baudelaire, Raul Lino e José Lima Freitas e investigações que se estendem desde as fontes greco-latinas das artes visuais até às pesquisas de ponta sobre robótica e ensino.


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed