MEDIA

Comunicados de Imprensa

19/dez/2016 16:12:47

IADE: Mostra de Design português já acolheu mais de 56 mil visitantes


No dia 26 de março, pelas 11h30, Maria Helena Souto, docente do IADE e curadora responsável pela exposição, faz uma visita guiada e gratuita.

 

Lisboa, 22 de Março de 2016 - O desafio proposto era complexo: criar uma exposição que afirmasse o design como fator de cultura e de competitividade, homenageando todos aqueles que, de uma forma pioneira, consolidaram a disciplina como um fator decisivo na melhoria da sociedade portuguesa. O resultado pode agora ser visto até dia 27 de março, numa mostra desenvolvida em parceria com o IADE – Creative University e que está patente no MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa. A exposição, de entrada gratuita, inaugurou em outubro do ano passado e, até ao momento, já recebeu mais de 56 mil visitantes. 

“Ensaio para um Arquivo: o tempo e a palavra. Design em Portugal entre 1960 e 1974” é um espaço expositivo, essencialmente documental, onde estão expostos catálogos de exposições, notas de vários eventos e as publicações mais importantes destes 14 anos, os mais decisivos para a afirmação do design em Portugal. Na exposição-arquivo é ainda dado protagonismo à palavra escrita e falada, sendo apresentadas as 635 fichas de inventário produzidas durante a investigação, com o registo de todas as peças que integraram quer a primeira exposição sobre design em Portugal, intitulada Exposição Internacional de Industrial Design (1965), bem como as peças presentes nas1ª e a 2ª Exposição de Design Português, em 1971 e 1973. 

No dia 26 de março, às 11h30, sábado de Aleluia, aproveitando a folga entre a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa, todos os interessados poderão percorrer o trajeto histórico do design português numa visita guiada gratuita a cargo de Maria Helena Souto, docente do IADE e curadora responsável pela exposição. Com a ajuda da especialista, os visitantes vão traçar um “mapa” desta disciplina e conhecer um tempo e uma ética, bem como os intervenientes e as instituições que contribuíram decisivamente para a promoção do Design nacional. 

A exposição surgiu a partir do projeto de investigação “Design em Portugal (1960-1974): acções, intervenientes e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitectura Industrial e do Núcleo de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (I.N.I.I)” coordenado por Maria Helena Souto. Financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e co-financiado pelo COMPETE, a iniciativa é mais um passo para impulsionar o design, a criatividade e a cultura nacional. A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

 

Sobre o IADE 

O IADE foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do design em Portugal. Atualmente, a instituição é a que mais estudantes forma nesta área, apresentando, uma taxa de empregabilidade de 97 por cento. O IADE confere graus académicos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como Pós-Graduações, em áreas de formação relacionadas com Design, Artes e Comunicação, Marketing, Publicidade e Fotografia. 

Sobre a Laureate International Universities

O IADE-Creative University integra a rede Laureate International Universities que, em Portugal, inclui ainda a Universidade Europeia e o IPAM-The Marketing School.  A Laureate é líder mundial na oferta de instituições de ensino superior e, pelas suas 80 escolas, circulam mais de 1 milhão de estudantes bem como uma rede de professores e investigadores, cujo principal objetivo é contribuir para a inovação e  produção de conhecimento em todo o mundo.

Dispersas por 28 países e presentes nos cinco continentes, as universidades da rede Laureate oferecem programas de licenciaturas, mestrado e doutoramento em áreas tão distintas como a Arquitetura, Gestão, Turismo, Desporto, Design, Engenharia, Ciências da Saúde, Medicina e Direito, entre outras.

A comunidade Laureate acredita no poder transformador da Educação e tem como missão influenciar de forma positiva e duradoura a vida dos seus estudantes, professores e colaboradores: ”Quando os nossos estudantes brilham, os países prosperam e as sociedades evoluem”.

 


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed