MEDIA

Comunicados de Imprensa

20/dez/2016 12:36:09

IADE, IPAM e Universidade Europeia com “pegada verde” no Greenfest


Evento integra ainda a apresentação de projetos na área social desenvolvidos pela comunidade académica do IADE – Creative University

 

Lisboa, 3 de outubro de 2016 - O IADE, IPAM e Universidade Europeia – que integram a rede Laureate International Universities – participam conjuntamente no Greenfest, maior evento de sustentabilidade no país, que decorre de 6 a 9 de outubro no Centro de Congressos do Estoril. O espaço das três escolas será concebido a partir de t-shirts doadas pelos estudantes e tubos de cartão, colocando a criatividade em prol de propostas inovadoras e sustentáveis. 

A totalidade das t-shirts cedidas pelos alunos será depois doada à Comunidade Vida e Paz. A campanha do Grupo Laureate, cujo mote é “Uma simples peça de roupa pode fazer a diferença para outra pessoa”, tem como objetivo sensibilizar a comunidade académica para a necessidade de aproximação e envolvimento junto das instituições de solidariedade e da comunidade local. 

Além de darem a conhecer a respetiva oferta formativa, os docentes e especialistas do IADE – Creative University integram também o painel de oradores do Greenfest, revelando os projetos de vertente social que estão a conduzir atualmente. As sessões de apresentação decorrem no dia 6 de outubro, às 18h00, no palco Univercity. 

Mouraria pode ser uma marca?

O estudante do IADE Luís Medeiros acredita que sim e é com base nesse objetivo que tem vindo a desenvolver a sua tese de mestrado em Design e Publicidade, com o projeto “Retalhos da Mouraria” orientado pela docente Professora Doutora Isabel Farinha. Até ao momento, a investigação incidiu no diagnóstico dos vários hábitos culturais e de comunicação na Mouraria. O projeto tem permitido oferecer, entre outras vantagens, ações de formação aos participantes nas áreas de comunicação digital e vitrinismo e sessões de brainstorming, ajudando na promoção dos negócios locais. 

O próximo passo do trabalho desenvolvido pelo aluno do IADE passa por criar uma estratégia de city branding do bairro, utilizando ferramentas de comunicação para o desenvolvimento sustentável e crescimento económico da Mouraria e conferindo um novo posicionamento a uma das mais características zonas de Lisboa. O projeto resulta de uma parceria com a Associação Renovar a Mouraria no quadro do Local Ideal – Uma Rede de Economia Local, integrado no Programa BIP ZIP 2016 da Câmara Municipal de Lisboa e do ID:CoLab (Investigação Colaborativa para o Design e a Inovação Sustentável, grupo de investigação pertencente à unidade de investigação do IADE, UNIDCOM). 

L3: apoio a bairros carenciados em Lisboa

L3 é um projeto pioneiro em Portugal que tem como objetivo inovar o ensino superior e que será apresentado no Greenfest por João Bernarda, bolseiro do projeto e doutorando do IADE, e pela Professora Doutora Ana Margarida Ferreira, docente do instituto universitário, orientadora do aluno e um dos coordenadores do projeto. Com co-coordenação científica e pedagógica do IADE – Creative University, o L3 – Lisboa Laboratório Comum de Aprendizagem utiliza metodologias inovadoras de aprendizagem ativa e em contexto real para resolver problemas de comunidades vulneráveis em bairros carenciados de Lisboa. 

O projeto tem como parceiros o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, através do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento - IN+, e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, através do Instituto de História Contemporânea - IHC, e é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. O L3 prevê a instalação de laboratórios experimentais de aprendizagem colaborativa, criando soluções inovadoras e sustentáveis que melhorem a qualidade de vida das comunidades vulneráveis, através do empreendedorismo social. O projeto abrange competências na área do design, da engenharia e das ciências sociais e humanas. 

Carlos Barbosa homenageado com prémio para a sustentabilidade

Ainda durante o Greenfest, no dia 8 de outubro, às 17h00, no stand da Câmara Municipal de Santarém será anunciado o vencedor do Prémio “Professor Carlos Barbosa”, que desafia e mobiliza os cidadãos para uma participação ativa através de projetos inovadores que possam criar dinâmicas que promovam a sustentabilidade e o bem-estar. O galardão, criado este ano pela Câmara Municipal de Santarém, trata-se de uma homenagem ao docente do IADE – na altura em que se assinala um ano após a sua morte – pelo seu trabalho e dedicação aos projetos de Ambiente e Sustentabilidade no município.

AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed