MEDIA

Comunicados de Imprensa

20/dez/2016 11:11:21

IADE e EDP trazem Jessica Walsh até Portugal pela primeira vez


Designer norte americana vai orientar uma Master Talk no dia 27 de abril, às 18h30, no auditório da EDP. A conversa tem entrada gratuita

 Lisboa, 12 de abril de 2016 - Corajoso, arrojado, atrevido, audaz, forte, vigoroso. Estas são algumas das palavras que descrevem a primeira edição do BOLD Creative Festival que pretende celebrar toda a comunidade criativa. Com organização do IADE – Creative University e da EDP, o festival pretende “espicaçar” todos os portugueses durante quatro dias repletos de design, publicidade, marketing, fotografia, vídeo, música e tecnologia. O evento decorre entre os dias 26 e 29 de abril, nos espaços do IADE e da EDP, em Lisboa, e é uma mostra do potencial criativo dos antigos e atuais alunos do IADE – a mais antiga escola de Design do país –, para se projetar o futuro das indústrias criativas. 

Jessica Walsh: um nome incontornável do design

O grande destaque do BOLD Creative Festival é uma Master Talk de entrada gratuita com a designer e ilustradora Jessica Walsh. Um nome incontornável do design e da criatividade, Jessica Walsh começou a fazer a codificação e design de websites com apenas 11 anos, tendo depois estudado design gráfico na Rhode Island School of Design. Com apenas 29 anos, a norte americana torna-se uma das parceiras da reputada Sagmeister & Walsh, empresa de design que criou as identidades gráficas da Casa da Música e da EDP, a nível nacional, mas que também já desenvolveu projetos para clientes como The Rolling Stones, Lou Reed, The Jewish Museum, Guggenheim Museum, New York Times ou a Levi’s. 

Jessica Walsh lançou, em 2013, um projeto com o designer Tim Goodman. “40 Days of Dating” (2013) é uma experiência social em que os dois amigos se tentam apaixonar e que resultou num blogue com mais de 10 milhões de leitores e num livro com grande reconhecimento internacional. A designer norte americana já ganhou inúmeros prémios incluindo o Type Director’s Club, o Art Director’s Club, o  Society of Publications Designers, o D&AD, o TDC Tokyo ou o Graphis. Jessica Walsh foi, ainda, uma das escolhidas para a lista “30 under 30” da Forbes e considerada uma das 25 pessoas que estão a moldar o futuro do design, pela revista Complex. 

Para além do trabalho como diretora criativa que desenvolve na Sagmeister & Walsh – estúdio que, em junho, convidou Tiago Biscaia, antigo aluno do IADE, a integrar a sua equipa –, Jessica Walsh ensina design e tipografia na School Of Visual Arts em Nova Iorque (Estados Unidos da América). No dia 27 de abril, às 18h30, no auditório da EDP, a norte americana vai refletir sobre a importância de brincar e de jogar com conceitos no processo criativo e de inovação e de que forma esta postura influenciou a sua carreira. 

Light: Design e energia de mãos dadas

Do programa do BOLD consta, ainda, o Light Up Your Talent, uma iniciativa que convoca todos os criativos a unirem-se em torno da energia. Os projetos 2D vão ser projetados no edifício do instituto universitário, enquanto os trabalhos 3D vão estar expostos no novo edifício da EDP, localizado em Santos. O melhor projeto Light Up Your Talent vai ser distinguido com o BOLD Award.  

O BOLD Creative Festival integra também as EDP Talks, no dia 28 de abril, que refletem sobre como é que uma só marca consegue trabalhar com todas as indústrias criativas, tendo como ponto de partida o exemplo da empresa de energia. No último dia, o festival distingue André Beato, antigo aluno do IADE, com o Prémio Ultra Bold pela excelência da sua personalidade criativa e inovadora. Com estúdio próprio desde 2011 em Londres, André Beato tem vindo a trabalhar nas áreas do design gráfico e ilustração e tem colaborado com clientes como Air Jordan, Converse, Esquire, Nike, Louis Vuitton ou EasyJet.

 


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed