MEDIA

Comunicados de Imprensa

19/dez/2016 16:03:05

IADE celebra Dia da Mulher com visitas aos ateliers de várias artistas


Iniciativa integra uma “Open Talk” a cargo de Teresa Nunes da Ponte, coordenadora do atelier que faz a conservação da Fundação Gulbenkian

 

Lisboa, 29 de fevereiro de 2016 - O IADE – Creative University celebra o Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março, com uma visita a alguns dos mais sonantes ateliers da baixa lisboeta liderados por mulheres. Pedrita, Bica Arquitectos, CASCA, ateliermob, Artéria e Helena Botelho são os seis estúdios que se associam à iniciativa e que vão abrir as portas ao público, gratuitamente, durante todo o dia. A iniciativa decorre entre as 12h00 e as 20h30 e é organizada pelo Women’s Creativity Since the Modern Movement (MoMoWo). Este projeto, cujo objetivo é incentivar a paridade no trabalho e na cultura, tem no IADE o único representante português e aposta na partilha dos trabalhos de arquitetas, engenheiras e designers europeias. 

O dia arranca pelas 12h00 no Pedrita, estúdio liderado por Rita João (em conjunto com Pedro Ferreira) que tem trabalhado com empresas e instituições como Benetton, Água de Luso ou Casa da Música. O estúdio mantém-se aberto ao público até às 14h00. Também às 12h00 e até às 15h00, a Bica Arquitectos, atelier dedicado a edificação, reabilitação e remodelação urbana, abre as suas portas. 

A meio da tarde, a partir das 15h00 e até às 18h00, é a equipa dirigida por Andreia Salavessa, do ateliermob, que vai receber a iniciativa do MoMoWo. Artéria – atelier independente de reabilitação urbana – e Helena Botelho, arquiteta que tem um estúdio com o mesmo nome desde 1993, vão manter-se abertos entre as 16h00 e as 19h00. Por último, entre as 18h00 e as 20h30, é a vez da CASCA, coordenada por Helena Jerónimo, ser alvo de atenção de todos os interessados em arquitetura e design. O “Open Day” será realizado simultaneamente, em Lisboa, Oviedo, Turim, Paris e Ljubljana, cidades promotoras do MoMoWo. 

Qual o poder das mulheres na cultura?

Teresa Nunes da Pontes, coordenadora e sócia do atelier que faz a conservação e manutenção da Fundação Calouste Gulbenkian, desafia a assistência a refletir sobre o papel das mulheres na cultura. O repto acontece no âmbito do MoMoWo, na Open Talk que vai decorrer, entre as 15h00 e as 16h00, no lounge do IADE.

Teresa Nunes da Ponte foi a arquiteta responsável pelo restauro da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, em 2009, e pela reabilitação dos espaços exteriores na área envolvente ao Elevador da Bica, em 2006. 

O MoMoWo é cofinanciado pelo Creative Europe Programme within the Culture sub-programme. A coordenação científica e gestão do projeto para toda a Europa é da responsabilidade da Professora do IADE, Maria Helena Souto. A iniciativa decorre até 2018 e conta ainda com o apoio de escolas de Itália, França, Espanha, Holanda e Eslovénia.

 

Sobre o IADE

 O IADE foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do design em Portugal. Atualmente, a instituição é a que mais estudantes forma nesta área, apresentando, uma taxa de empregabilidade de 97 por cento. O IADE confere graus académicos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como Pós-Graduações, em áreas de formação relacionadas com Design, Artes e Comunicação, Marketing, Publicidade e Fotografia. 

Sobre a Laureate International Universities

O IADE-Creative University integra a rede Laureate International Universities que, em Portugal, inclui ainda a Universidade Europeia e o IPAM-The Marketing School.  A Laureate é líder mundial na oferta de instituições de ensino superior e, pelas suas 80 escolas, circulam mais de 1 milhão de estudantes bem como uma rede de professores e investigadores, cujo principal objetivo é contribuir para a inovação e  produção de conhecimento em todo o mundo.

Dispersas por 28 países e presentes nos cinco continentes, as universidades da rede Laureate oferecem programas de licenciaturas, mestrado e doutoramento em áreas tão distintas como a Arquitetura, Gestão, Turismo, Desporto, Design, Engenharia, Ciências da Saúde, Medicina e Direito, entre outras.

A comunidade Laureate acredita no poder transformador da Educação e tem como missão influenciar de forma positiva e duradoura a vida dos seus estudantes, professores e colaboradores: ”Quando os nossos estudantes brilham, os países prosperam e as sociedades evoluem”.

 


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed