MEDIA

Comunicados de Imprensa

19/dez/2016 16:17:14

IADE celebra última lição pública do “pai” do primeiro satélite português


Fernando Carvalho Rodrigues é uma figura decisiva nas áreas da física, engenharia e ótica, tendo já recebido vários prémios e condecorações

 

Lisboa, 11 de março de 2016 - No próximo dia 21 de março, o dia do IADE – Creative University vai ser assinalado com a cerimónia de jubilação do Professor Doutor Fernando Carvalho Rodrigues, Professor Catedrático do instituto e responsável pelo lançamento do primeiro satélite português. Através da celebração da última aula pública do físico português, o IADE homenageia também, neste seu dia, a memória de António Quadros, fundador e ideólogo da instituição. 

A despedida de Fernando Carvalho Rodrigues terá lugar pelas 18h30 no IADE, em Santos, e intitula-se “Empreender; a Dançar com Arte, Ciência e Design". Fernando Carvalho Rodrigues é um físico português com doutoramento em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Liverpool (Reino Unido). Foi, coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, é membro da Academia das Ciências de Lisboa e Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, desde 1985. Em 2000, torna-se coordenador da Área Científica das Tecnologias do IADE e, dois anos depois, assume o lugar de Professor Catedrático no instituto. 

Fernando Carvalho Rodrigues detém seis patentes, projetou e desenvolveu a engenharia de vários produtos, nomeadamente na área da ótica e física. É considerado o “pai” do satélite português, sendo o responsável máximo pelo consórcio PoSAT que lançou o primeiro satélite luso em 1993. O consórcio tem como principais objetivos formar engenheiros industriais nas tecnologias espaciais e preparar a participação das empresas industriais portuguesas nos mercados e programas espaciais internacionais. Nesta área, assumiu, ainda, o cargo de diretor do Programa de Ciência da NATO, em Bruxelas, durante 13 anos. 

O Professor Catedrático do IADE recebeu diversos prémios e condecorações, dos quais se destaca o Pfizer, em 1977, pelos resultados na aplicação de processamento de imagem em medicina. Carvalho Rodrigues recebeu ainda o Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia, em 1978 e repetiu em 1982, a comenda da Ordem Militar de Santiago da Espada em 1995 e, no mesmo ano, tornou-se doutor Honoris Causa pela Universidade da Beira Interior, entre tantas outras distinções. Foi supervisor de 18 teses de Doutoramento e de inúmeras teses de mestrado, bem como autor de diversas obras publicadas em Portugal e nos Estados Unidos da América. 

Dia do IADE conta com testemunhos de vários especialistas

A sessão de abertura do Dia do IADE arranca pelas 17h00 e conta com a participação do Professor Carlos Duarte, reitor do IADE e da Professora Ana Margarida Ferreira, Presidente do Conselho Científico do instituto e coordenadora do grupo de Investigação ID:CoLab da UNIDCOM/IADE. Posteriormente, pelas 17h30, vários especialistas de instituições de relevo nacional dão o seu testemunho. Entre eles, destacam-se Manuel Ribau Teixeira (investigador principal aposentado do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação), Manuel Santos Silva (antigo reitor da Universidade da Beira Interior), Inês Secca Ruivo (pró-reitora da Universidade de Évora) e Manuel Adler Abreu (investigador auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). 

A sessão de encerramento tem lugar pelas 19h30 e vão marcar presença os Professores Carlos Duarte, Emília Duarte e Carlos Rosa, vice-reitores do IADE, a Professora Ana Margarida Ferreira e João Ferreira, estudante do IADE e presidente da Associação de Estudantes do instituto. O dia termina com um cocktail para convidados.

 

Sobre o IADE 

O IADE foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do design em Portugal. Atualmente, a instituição é a que mais estudantes forma nesta área, apresentando, uma taxa de empregabilidade de 97 por cento. O IADE confere graus académicos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como Pós-Graduações, em áreas de formação relacionadas com Design, Artes e Comunicação, Marketing, Publicidade e Fotografia. 

Sobre a Laureate International Universities

O IADE-Creative University integra a rede Laureate International Universities que, em Portugal, inclui ainda a Universidade Europeia e o IPAM-The Marketing School.  A Laureate é líder mundial na oferta de instituições de ensino superior e, pelas suas 80 escolas, circulam mais de 1 milhão de estudantes bem como uma rede de professores e investigadores, cujo principal objetivo é contribuir para a inovação e  produção de conhecimento em todo o mundo.

Dispersas por 28 países e presentes nos cinco continentes, as universidades da rede Laureate oferecem programas de licenciaturas, mestrado e doutoramento em áreas tão distintas como a Arquitetura, Gestão, Turismo, Desporto, Design, Engenharia, Ciências da Saúde, Medicina e Direito, entre outras.

A comunidade Laureate acredita no poder transformador da Educação e tem como missão influenciar de forma positiva e duradoura a vida dos seus estudantes, professores e colaboradores: ”Quando os nossos estudantes brilham, os países prosperam e as sociedades evoluem”.


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed