Iniciativa parte do projeto MoMoWo e pretende valorizar a vida pessoal e profissional de artistas europeias através de reportagens fotográficas
Lisboa, 29 de fevereiro de 2016 - Documentar o dia de uma profissional da área do design, da arquitetura ou da engenharia, dentro das suas próprias casas em reportagem fotográfica. É este o desafio proposto pelo Women’s Creativity Since the Modern Movement (MoMoWo), projeto europeu e que tem no IADE – Creative University o único representante português, aos fotógrafos profissionais e amadores europeus. “International Photography Competition” pretende refletir sobre a vida profissional e pessoal das mulheres que inspiram gerações e criar uma ponte entre diferentes profissionais das áreas criativas para proporcionar mais oportunidades de colaboração internacional.
As propostas podem ser submetidas até terça-feira, dia 1 de março, sendo que o júri que irá escolher os três primeiros vencedores é composto pelas Professoras do IADE – Creative University, Maria Helena Souto e Sílvia Rosado, Emilia Garda (Itália), Caterina Franchini (Itália) e Claudia Fischer (Alemanha). Também os seguidores da página de Facebook do MoMoWo poderão escolher um vencedor a partir de dez fotografias selecionadas pelo júri e que serão publicadas na plataforma. Os trabalhos vencedores, que serão anunciados a 31 de março, vão ser impressos em grande formato e estar expostos durante um ano em cinco países europeus.
Portuguesas entre as artistas europeias homenageadas
O MoMoWo é um projeto Europeu de Cooperação de Larga Escala, cofinanciado pelo Creative Europe Programme within the Culture sub-programme, cujo principal objetivo é promover a paridade no trabalho e na cultura, setores predominantemente masculinos e onde as obras femininas contribuíram para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada.
Para esse efeito, o projeto pretende dar a conhecer os trabalhos de arquitetas, engenheiras, pintoras e designers, incluindo as obras de artistas portuguesas como Estrela Faria, Inês Lobo, Cristina Reis, entre outras, cujo legado ainda hoje é inspirador para uma nova geração de artistas.
O MoMoWo tem como parceiro português o IADE- Creative University - escola que integra a rede Laureate International Universities -, e a coordenação científica e gestão do projeto para toda a Europa é da responsabilidade da Professora Helena Souto. A iniciativa decorre até 2018 e conta ainda com o apoio de escolas de Itália, França, Espanha, Holanda e Eslovénia. Todas as atividades do projeto, inclusive, do concurso de fotografia europeu, podem ser consultadas através do website www.momowo.eu.
Sobre a Laureate International Universities
O IADE-Creative University integra a rede Laureate International Universities que, em Portugal, inclui ainda a Universidade Europeia e o IPAM-The Marketing School. A Laureate é líder mundial na oferta de instituições de ensino superior e, pelas suas 80 escolas, circulam mais de 1 milhão de estudantes bem como uma rede de professores e investigadores, cujo principal objetivo é contribuir para a inovação e produção de conhecimento em todo o mundo.
Dispersas por 28 países e presentes nos cinco continentes, as universidades da rede Laureate oferecem programas de licenciaturas, mestrado e doutoramento em áreas tão distintas como a Arquitetura, Gestão, Turismo, Desporto, Design, Engenharia, Ciências da Saúde, Medicina e Direito, entre outras.
A comunidade Laureate acredita no poder transformador da Educação e tem como missão influenciar de forma positiva e duradoura a vida dos seus estudantes, professores e colaboradores: ”Quando os nossos estudantes brilham, os países prosperam e as sociedades evoluem”.