MEDIA

Comunicados de Imprensa

20/dez/2016 11:27:25

IADE abre ano letivo 2016/2017 com nova licenciatura e novo mestrado


Instituto universitário quer dotar os seus alunos de capacidades globais e multidisciplinares que lhes permitam contribuir para a economia criativa

 

Lisboa, 23 de maio de 2016 - Uma licenciatura em Design Global e um mestrado em Design de Interação, o primeiro do género em Portugal. São estas as novas duas propostas para o ano letivo 2016/2017 do IADE – Creative University, escola de design pioneira em Portugal e que, desde 2015, pertence ao grupo Laureate International Universities, o maior grupo de ensino superior do mundo. A nova oferta formativa do instituto universitário prende-se, assim, com a vontade em apostar na economia criativa, uma área que, segundo dados recentes, gerou um volume de negócios de 4,4 mil milhões de euros em Portugal. 

A licenciatura em Design Global, coordenada pela professora Ana Margarida Ferreira, tem como objetivo o desenvolvimento de uma formação sólida e a promoção de um conjunto alargado de competências para um exercício profissional de liderança, inovador e socialmente válido nas áreas criativas. A formação está assente em project-based learning, onde todos os semestres existe um projeto para o qual contribuem todas as unidades curriculares da licenciatura. 

Ao longo do curso, os alunos vão ainda experimentar simulações de realidade profissional, seja em formato shadowing de profissionais experientes da área, seja através de trabalhos feitos a partir de briefing reais lançados pelas empresas. A licenciatura em Design Global terá também uma vertente internacional bastante vincada, sendo que os estudantes têm a oportunidade de estudar durante um semestre numa de duas das melhores escolas de design do mundo: a Media Design School, na Nova Zelândia, e a NewSchool of Architecture and Design, em San Diego. 

Mestrado em Design de Interação: da realidade virtual à robótica

A outra novidade é o mestrado em Design de Interação que pretende dotar os alunos de conhecimentos teóricos e competências práticas, em estreita colaboração com especialistas do mercado, permitindo-lhe responder às necessidades do utilizador e realizar testes de protótipos. Com o aumento do recurso à realidade aumentada e virtual, à nanotecnologia, à computação ubíqua, à biologia sintética ou à robótica, a criação desta formação pretende explorar a relação entre as pessoas e os artefactos digitais e perspetivar o impacto social, cultural e ético das interações com tecnologias existentes ou emergentes.

O mestrado em Design de Interação, com coordenação da professora Emília Duarte, vice-reitora do IADE, oferece também aos alunos a oportunidade de serem os criadores do futuro num mundo fabricado, pensando naquilo que ainda falta fazer e que venha a ter um impacto positivo na sociedade e na qualidade de vida das pessoas. Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, onde a tecnologia e os sistemas inteligentes vão resolver a maior parte dos problemas hoje considerados rotineiros, o IADE sublinha assim a importância de requalificar e melhorar as competências dos profissionais no futuro de forma a responder aos desafios que terão de enfrentar.


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed