MEDIA

Comunicados de Imprensa

20 de dez de 2016 11:21:55

Alunos europeus criam no IADE projeto digital para Oliveira da Serra


Cinco jovens de Portugal, Bélgica, Holanda, Áustria e Reino Unido venceram o desafio da criação de um plano de comunicação 360º

 Lisboa, 16 de maio de 2016 - Depois de uma semana de trabalho em contexto de agência de publicidade, 40 alunos europeus apresentaram os seus projetos de comunicação integrada para a presença digital da Oliveira da Serra, integrado no Cross Border Brand Communication. Tiago Ferreira (IADE – Creative University, em Portugal), Renaldi Diombo (Plantijn Artesis, na Bélgica), Milos Pesic (NHTV, na Holanda), Sam Reilly (Staffordshire University, no Reino Unido) e Valentina Marinelic (Werbe Akademie, na Áustria) foram os jovens vencedores e podem agora ver o seu trabalho implementado pela marca de azeite nacional. 

Partindo de um briefing passado pela Oliveira da Serra, cujo objetivo era o aumento das vendas através do online, a campanha 360º dos jovens europeus centrou-se no target dos foodies. Conhecidos por procurarem novas experiências com a comida e bebida e por serem inovadores na maneira de cozinhar, o grupo fez uma ligação direta entre a inovação da marca portuguesa de azeite e a criatividade dos foodies, chegando ao conceito criativo “Oliveira da Serra is the fuel for creative cooking”, com a assinatura de campanha “Boost Creative Cooking”, que será dividida em duas fases. 

A primeira fase chama-se “Inspirational” e reflete sobre as novas maneiras de cozinhar. Neste sentido, os jovens planearam o lançamento de banners inspiradores, uma street action – onde os consumidores podem explorar a cozinha criativa, criando as próprias receitas como se de uma dança se tratasse – ou ainda a criação de vários livestreams com chefs de toda a Europa que ensinam, nas plataformas digitais da Oliveira da Serra, a criar receitas originais com azeite. No final desta fase, é também criada uma caixa de cinco garrafas mais pequenas de vários tipos de azeite, inspirando os portugueses a experimentar novas receitas. 

O segundo momento da campanha 360º chama-se “Making” e consiste num repto lançado à participação dos consumidores para criarem e partilharem as suas próprias receitas. Nesta fase, dá-se início ao passatempo “Dish me Crazy!” que será apoiado por um microsite e uma aplicação para smartphones onde se poderá encontrar um livro de receitas “made in consumidor”. Para Tiago Ferreira, esta campanha “visa realçar a inovação da marca e afastar-se dos valores tradicionais da sua maior concorrente”, criando uma relação com os seus consumidores e tornando-se embaixadora da cozinha criativa. 

A edição deste ano do Cross Border Brand Communication (CBBC) decorreu em Lisboa, tendo o IADE – Creative University, em Lisboa, escola da Laureate International Universities, sido escolhido como anfitrião e o único representante nacional. A iniciativa contou com alunos das áreas do design, marketing e publicidade que foram confrontados com um briefing real da Oliveira da Serra ao qual tiveram de responder com criatividade, num processo que foi desde a estratégia à conceção. O CBBC contribui, assim, para potenciar a troca de experiências e conhecimento multicultural e a descoberta vocacional e permite que os participantes aumentem as suas competências enquanto criativos e comunicadores, de forma a permitir uma melhor inserção no mercado de trabalho.


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed