Lisboa, 17 de Janeiro de 2017 – Soraia Morgado, estudante do 2º ano da licenciatura em Design do IADE – escola da Universidade Europeia -, vai assinar a garrafa da edição especial do vinho rosé e branco da marca LANCERS que será lançada este verão, ao vencer o desafio lançado pela José Maria da Fonseca.
O repto da José Maria da Fonseca teve lugar sob a coordenação da Agência Escola IADE e envolveu os alunos das turmas de 2º ano da Unidade Curricular de Design de Comunicação da licenciatura em Design do IADE - escola da Universidade Europeia e instituição pioneira no ensino de Design em Portugal.
O processo de selecção foi conduzido, numa primeira fase, pelo professores da licenciatura de Design do IADE e obedeceu a critérios de qualidade expostos aos alunos, tendo sido num primeiro momento encontrados 16 finalistas. No início de dezembro, a José Maria da Fonseca avaliou os trabalhos selecionados e escolheu os cinco que tecnicamente melhor responderam ao briefing solicitado.
O nome do estudante vencedor foi anunciado a 6 de janeiro no lounge do Campus de Santos da Universidade Europeia. Soraia Morgado foi distinguida com um prémio em numerário e vai poder ver a sua ideia criativa tomar forma nesta edição especial de verão do LANCERS.
A adaptabilidade da ideia criativa aos mercados externos foi determinante na seleção
Realizado ao longo de um trimestre, o concurso envolveu 150 alunos que responderam ao briefing lançado pela José Maria da Fonseca, mediante o acompanhamento dos docentes, no âmbito da Agência Escola IADE. Este organismo caracteriza-se por ser um laboratório de ideias, criado em 2008, com o objetivo de ser um ponto privilegiado de contacto e de partilha entre alunos, professores e entidades parceiras. Os estudantes têm acesso a um ambiente profissional e apresentam projetos a pedido do Mercado, Estado e da Sociedade Civil, sendo premiados no final.
Os critérios de avaliação basearam-se na coerência e no respeito pelo ADN da marca LANCERS, tendo privilegiado os conceitos de frescura, vintage, modernidade e diversão. A exequibilidade do Design, do conceito criativo e a adaptabilidade aos mercados externos foram decisivos na escolha do projeto vencedor.
Esta parceria entre a Agência Escola IADE e a José Maria da Fonseca reforça a aposta contínua da Universidade Europeia na capacidade criativa dos seus alunos e no estreitamento de relações com marcas emblemáticas que levam o Design português além-fronteiras.
Recentemente, o IADE foi distinguido, pelo terceiro ano consecutivo, entre as 50 melhores escolas de Design da Europa, pela conceituada revista italiana Domus. A publicação destacou a aposta na inovação e investigação por parte da escola da Universidade Europeia e o facto de ser a instituição que mais alunos forma em Portugal na área do Design, com uma taxa de empregabilidade de 91 por cento.