MEDIA

Comunicados de Imprensa

20 de dez de 2016 11:16:27

AIEP elege IADE para cerimónia de homenagem ao artista urbano Vhils


Associação de Imprensa Estrangeira vai entregar Prémio Personalidade do ano numa das melhores escolas de criatividade da Europa – Top 50 europeu da Domus Magazine.

 

Lisboa, 9 de maio de 2016 - A Associação de Imprensa Estrangeira (AIEP) escolheu o IADE – Creative University para acolher a cerimónia de entrega do Prémio Personalidade do Ano – Martha de La Cal 2015 – galardão concedido anualmente à personalidade portuguesa que mais se tenha distinguido pela sua atividade de promoção do nome de Portugal no estrangeiro. Este ano, a AIEP elegeu o artista Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, sendo que o prémio será entregue no próximo dia 16 de maio, pelas 18h30, no lounge do IADE – Creative University. 

A escolha da instituição de referência do design, fotografia e publicidade em Portugal para a realização desta cerimónia prende-se com o forte contributo do IADE na promoção das indústrias criativas e pelo reconhecimento internacional como uma das melhores escolas de design europeias, atraindo um número crescente de alunos estrangeiros. O IADE integra, desde o ano passado, o grupo Laureate International Universities, o maior grupo de ensino superior do mundo, com mais de 80 instituições nos cinco continentes e o seu edifício icónico em Santos oferece um ambiente que convida à ebulição criativa, recebendo anualmente alguns dos melhores artistas mundiais como foi recentemente o caso de Jessica Walsh. 

Vhils foi nomeado pela Forbes, em 2015, como um dos “30 under 30” na categoria Art & Style, a par de nomes como Cristiano Ronaldo, na categoria desporto e da investigadora Maria Nunes Pereira, em Healthcare, Soma este ano o prémio atribuído pela AIEP, pelo impacto que o seu trabalho – marcadamente original tanto nos seus conceitos como nas suas técnicas – tem tido em espaços urbanos em todo o mundo. O jovem artista já assinou murais em mais de meia centena de cidades, na sua maioria rostos, distinguindo-se por uma técnica peculiar que alia escavação e pintura. 

Do graffiti ao trabalho artístico que hoje projeta mundialmente, Vhils foi explorando novas áreas dentro da ilustração, da animação e até do design gráfico, combinando o estilo vetorial com o desenho livre. Desde 2008, ano em que terminou os seus estudos na University of the Arts, em Londres, o artista lisboeta tem apresentado o seu trabalho em eventos, exposições individuais e coletivas, e intervenções site-specific em todo o mundo. Do seu vasto portefólio salienta-se a mostra “Dissecação/Dissection”, que esteve patente no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e que atraiu mais de 65 mil visitantes em três meses de 2014. Vhils colaborou, ainda, com artistas sonantes, como é o caso da banda U2, para quem realizou um videoclipe. 

O Prémio Personalidade do Ano – Martha de la Cal já contemplou, desde 1990, personalidades dos mais diversos campos de atividade, entre os quais, o fadista Carlos do Carmo, o político Mário Soares, a pintora Paula Rego, o futebolista Cristiano Ronaldo, a atleta de triatlo Vanessa Fernandes, o arquiteto Álvaro Siza Vieira, o cineasta Manoel de Oliveira, o escritor José Saramago, o ator Joaquim de Almeida ou o guitarrista Carlos Paredes. Além destas personalidades, foram ainda distinguidas instituições portuguesas como a Fundação Champalimaud ou a Fundação Gulbenkian.


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed