internacional

OUTGOING - CANDIDATURAS

CANDIDATURAS A MOBILIDADE INTERNACIONAL

Todos os anos o International Office organiza um concurso para todos os estudantes que pretendam realizar mobilidade internacional numa das universidades parceiras da Universidade Europeia.

Este concurso ocorre em 2 fases:
1ª fase
- Fevereiro/Março - candidaturas para 1º e 2º semestre do ano lectivo seguinte:
2ª fase - candidaturas para o 2º semestre do ano corrente (disponiveis apenas as vagas sobrantes da primeira fase).

A informação detalhada do concurso bem como a listagem de instituições parceiras por área de estudos são atualizadas semestralmente na página do Gabinete no Blackboard.




SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS

Sendo que cada universidade parceira tem um número limite de vagas, é necessário seriar os candidatos.

Critérios de Seriação

a) Média do estudante em relação à média do curso;
b) Número de ECTS já realizado no curso, a dividir pelo número total de ECTS possíveis de serem realizados até final do semestre anterior ao momento da candidatura (nº de semestres x 30 ECTS).

Fator de ponderação = 55% (a) + 45% (b)



BOLSAS

Existe um número limitado de bolsas da Comissão Europeia (Erasmus) ou Santander. Mesmo que o estudante não obtenha uma bolsa da Comissão Europeia ou outra, pode usufruir do estatuto de aluno Erasmus. Desta forma tem todas as vantagens do estatuto, exceto não beneficiar de uma bolsa monetária.

O processamento das bolsas é da responsabilidade do International Office. Os critérios de seriação são os mesmos que foram usados na seriação dos destinos.


PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CRÉDITOS

Após regressar, o estudante deverá submeter um pedido de creditação das disciplinas realizadas em mobilidade internacional mediante a abertura de formulário próprio na Secretaria Online / Portal do Estudante. Deverá anexar Proposta de Reconhecimento de Estudos validada pelo Coordenador de Curso e o Certificado emitido pela Universidade de Acolhimento.