INSTITUIÇÃO

Código de Ética e de Conduta

DESENVOLVER A CONFIANÇA

Na Laureate, todos os dias depositam em nós a sua confiança aqueles cujas vidas tocamos: os estudantes confiam em nós para dar forma ao seu futuro; os pais confiam-nos os filhos; os fornecedores confiam em nós enquanto parceiro justo; e as nossas comunidades confiam em nós para educar os cidadãos, cumprir a lei e actuar como agente de desenvolvimento económico. Temos de ser dignos dessa confiança. Conseguimo-lo pelos nossos actos, demonstrando o nosso empenho na excelência e na qualidade da educação que proporcionamos. Pode levar anos a ganhar esta confiança, que pode ser perdida num instante.


O nosso êxito depende de toda a variedade de formas pelas quais outros dependem de nós – e em estarmos à altura dessa responsabilidade. Os nossos estabelecimentos de ensino e a nossa actuação pelo mundo fora granjearam-nos essa confiança. As nossas boas acções desenvolverão essa confiança.


O
Código de Ética e Conduta é um guia essencial para desenvolver a confiança. Define aspectos críticos de como devemos estar e actuar. Aborda as nossas responsabilidades mútuas, as nossas responsabilidades para com a Laureate e para com todos quantos interagimos. Temos de continuar a atingir resultados positivos, mas nunca através de actos que não sejam merecedores de confiança. Temos de cumprir a lei, agir sempre de forma ética e pedir ajuda em caso de dúvida.



Cumprimos a lei e seguimos o Código


AS NOSSAS RESPONSABILIDADES

A Laureate está empenhada em actuar de forma honesta e ética. Tal significa que cada um de nós tem de aceitar a sua responsabilidade de promover a integridade e a conduta ética em todas as nossas actividades. Temos de:

 

  • cumprir a letra e o espírito da lei em todos os países em que actuamos;
  • ler o Código e sustentar os seus padrões;
  • evitar actividades que possam pôr em causa a integridade da Laureate;
  • pedir conselhos em caso de dúvida sobre a forma correcta de actuar;
  • denunciar quaisquer condutas que possam violar a lei ou o Código. 

 


O CÓDIGO E OUTRAS EXIGÊNCIAS

A Laureate empenha-se em cumprir toda a legislação aplicável à sua actividade, em todos os pontos do mundo. em certas circunstâncias, a legislação local pode impor exigências diferentes das contidas neste Código. em caso de conflito entre a legislação local e este Código de Conduta, é necessário cumprir a legislação. embora não seja expectável que conheçamos todas as leis e regulamentos, espera-se de nós a capacidade de ajuizar razoavelmente e solicitar aconselhamento ou esclarecimentos. além do Código e de outras políticas empresariais da laureate, em muitos casos, as políticas locais e os regulamentos académicos das nossas instituições podem impor mais exigências de conduta. temos de seguir tais directrizes. em caso de conflito, devemos seguir o padrão mais restritivo. 



A linha de conduta adequada nem sempre é óbvia. O essencial é ter discernimento. Isto significa que é preciso seguir o espírito deste Código e da lei, fazer o que está correcto e agir eticamente, mesmo quando a lei é omissa.

Quando confrontados com uma situação em que temos de determinar a atitude correcta, devemos colocar as seguintes questões:


  • Estarei a seguir o espírito, não apenas a letra, de quaisquer leis e políticas da Laureate e/ou da Instituição a que estou associado?
  • Será que desejaria ver os meus actos divulgados na imprensa ou na Internet?
  • O que pensariam dos meus actos os meus colegas, familiares, amigos e vizinhos?
  • Poderão os meus actos prejudicar a Laureate ou a minha Instituição?
  • Se as dúvidas se mantiverem, devemos procurar que alguém nos esclareça antes de agir. 

 

> Consulte o nosso Código de Ética e de Conduta completo aqui