Especialização
Design de Espaços, Colaboração & Comunidades

Pedir informações
Propina
Candidatura Online

PrOgrama de Especialização em Design de Espaços, Colaboração & Comunidades

 
Fernando Mendes

Coordenador do Curso

Fernando Mendes

Apresentação

A forma como hoje trabalhamos, aprendemos e vivemos é substancialmente diferente do que acontecia há apenas uma ou duas décadas. Desde o início deste século, o trabalho – em particular – sofreu alterações profundas e ainda de consequências imprevisíveis. Consequentemente, o futuro do trabalho é um dos temas mais debatidos e mediatizados à escala global.

Compreender esta nova dimensão dos espaços colaborativos, abertos e baseados em comunidades ativas e resilientes, é essencial na abordagem e resposta aos novos problemas colocados por esta mudança de paradigma, que afeta profissionais, estudantes, empresas, sectores vários e indústrias emergentes.

Num futuro muito próximo, a capacidade de trabalhar colaborativamente, integrando comunidades activas, em espaços alimentados por diversidade, abertura e empatia não será uma opção, mas antes um imperativo.

O Programa de Especialização em Design de Espaços, Colaboração e Comunidades vem colmatar uma lacuna importante na oferta formativa, conjugando de forma singular estas três dimensões, de forma integrada, prática e impactante, tanto ao nível individual, do aluno, como ao nível institucional, para empresas e instituições.

 

 

Benefícios

  • Abordagem autodeterminada do modelo de aprendizagem, com prioridade às necessidades individuais de cada aluno e, em função dos seus percursos e planos profissionais e/ou projetos pessoais futuros;
  • Acesso às melhores práticas proporcionando um contacto direto com os key players dos movimentos de Coworking, Coliving e Maker, em Portugal e no Mundo;
  • O foco na relevância atual das problemáticas do trabalho, nomeadamente na sua desmaterialização física e social;
  • A antecipação de um novo tipo de designers, de espaços colaborativos e de comunidades;
  • Compreender a interdependência entre abertura, diversidade e colaboração para o sucesso dos espaços de trabalho do futuro;
  • Proximidade aos mais importantes hubs criativos da cidade e do país, com o potencial real de parcerias e experiências singulares para os estudantes.

2.

Arq. Bruno Maltez / NOW

 

Destinatários

Para os designers, arquitetos, atores e empreendedores sociais, sociólogos, detentores de cargos públicos e respetivas equipas de gestão de equipamentos, com a responsabilidade de instalar e/ou reconverter edifícios em espaços de coworking, coliving, makers e outros hubs criativos que se tornam a base de trabalhadores remotos, nómadas digitais e empreendedores.

 

Saídas Profissionais

Designers de espaços colaborativos // designers de comunidades // designers sociais // gestores de comunidades físicas e digitais // gestores de hubs criativos // especialistas em colaboração //design de ambientes // empreendedores e empresas que pretendam abrir novos espaços// estudante de arquitetura, sociologia e outras áreas académicas.

5.

 

Carlos Rosa-Diretor IADE

Design in Tech para melhores negócios!
O design e as profissões da criação há muito que deixaram de estar arrumadas numa “fase” ou num “departamento”. Para as empresas que percecionam o design da forma certa, o retorno é garantido. A prova disto está num estudo levado a cabo pela Standard & Poor’s, que refere, que as empresas que mais investiram em processos de design na última década, superaram todas as restantes em cerca de 211%!
A importância do design for business está, simplesmente, a ganhar uma dimensão enorme e o IADE, atento a estes sinais, desenhou uma panóplia de programas de formação executiva inovadores que vão ao encontro das necessidades do mercado, ensinando todos aqueles que procuram criar novos negócios, ou reinventar os já existentes, “casando” o design com a tecnologia e com as novas tendências, com um foco muito grande nos novos modelos de inovação.

CARLOS ROSA

Diretor do IADE

Horário / Duração

Pós-laboral / 6 meses

 

 

INÍCIO DO ANO LETIVO

Novembro 2022

 


Parceiros

nowlogo_MarzavanLargo Space

Campus

Santos - Lisboa

 

Regime

Presencial

PLANO DE ESTUDOS

 
UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
Módulo I - Espaço e Colaboração
- O “terceiro espaço” de Ray Oldenburg
- Espaços colaborativos e a nova sociedade Digital e de Conhecimento
- Novas estratégias “leaderless” no local de trabalho
- Formas de colaboração aberta
- Cultura colaborativa
- O poder da diversidade e da colisão
- Autonomia e distribuição de poder
Incerteza e emergência como método
- Organizar para a colaboração

Fernando Mendes

 
UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
Módulo II - Espaço e Comunidade

 - A construção orgânica e auto-determinada de comunidades

 - Abertura, diversidade e comunidades auto-determinadas – o 4º espaço

 - People’s people

 - Felicidade como construção social

 - Aprendizagem pelos pares

Daniela Marzavan

Módulo III - Projeto Individual de Espaços Colaborativos
- Identificação de um problema singular, decorrente do contexto particular e vontade de cada aluno e aluna
- Design de um espaço colaborativo, relevante nesse contexto pré-definido e que contribua positivamente para a comunidade em que se insere

- Apresentação final

Pedro Reis

 

  • _DSC4459
  • _DSC0005-1
  • _DSC1016-1
  • _DSC0231-1
  • _DSC1228-1
  • _DSC0218-1
  • _DSC4978
  • _DSC0449-2
  • 3d_lab
  • _DSC4420