
A forma como hoje trabalhamos, aprendemos e vivemos é substancialmente diferente do que acontecia há apenas uma ou duas décadas. Desde o início deste século, o trabalho – em particular – sofreu alterações profundas e ainda de consequências imprevisíveis. Consequentemente, o futuro do trabalho é um dos temas mais debatidos e mediatizados à escala global.
Compreender esta nova dimensão dos espaços colaborativos, abertos e baseados em comunidades ativas e resilientes, é essencial na abordagem e resposta aos novos problemas colocados por esta mudança de paradigma, que afeta profissionais, estudantes, empresas, sectores vários e indústrias emergentes.
Num futuro muito próximo, a capacidade de trabalhar colaborativamente, integrando comunidades activas, em espaços alimentados por diversidade, abertura e empatia não será uma opção, mas antes um imperativo.
O Programa de Especialização em Design de Espaços, Colaboração e Comunidades vem colmatar uma lacuna importante na oferta formativa, conjugando de forma singular estas três dimensões, de forma integrada, prática e impactante, tanto ao nível individual, do aluno, como ao nível institucional, para empresas e instituições.
Arq. Bruno Maltez / NOW
Para os designers, arquitetos, atores e empreendedores sociais, sociólogos, detentores de cargos públicos e respetivas equipas de gestão de equipamentos, com a responsabilidade de instalar e/ou reconverter edifícios em espaços de coworking, coliving, makers e outros hubs criativos que se tornam a base de trabalhadores remotos, nómadas digitais e empreendedores.
Designers de espaços colaborativos // designers de comunidades // designers sociais // gestores de comunidades físicas e digitais // gestores de hubs criativos // especialistas em colaboração //design de ambientes // empreendedores e empresas que pretendam abrir novos espaços// estudante de arquitetura, sociologia e outras áreas académicas.
Design in Tech para melhores negócios!
O design e as profissões da criação há muito que deixaram de estar arrumadas numa “fase” ou num “departamento”. Para as empresas que percecionam o design da forma certa, o retorno é garantido. A prova disto está num estudo levado a cabo pela Standard & Poor’s, que refere, que as empresas que mais investiram em processos de design na última década, superaram todas as restantes em cerca de 211%!
A importância do design for business está, simplesmente, a ganhar uma dimensão enorme e o IADE, atento a estes sinais, desenhou uma panóplia de programas de formação executiva inovadores que vão ao encontro das necessidades do mercado, ensinando todos aqueles que procuram criar novos negócios, ou reinventar os já existentes, “casando” o design com a tecnologia e com as novas tendências, com um foco muito grande nos novos modelos de inovação.
CARLOS ROSA
Diretor do IADE
UNIDADES CURRICULARES | DOCENTE |
Módulo I - Espaço e Colaboração | |
- O “terceiro espaço” de Ray Oldenburg - Espaços colaborativos e a nova sociedade Digital e de Conhecimento - Novas estratégias “leaderless” no local de trabalho - Formas de colaboração aberta - Cultura colaborativa - O poder da diversidade e da colisão - Autonomia e distribuição de poder Incerteza e emergência como método - Organizar para a colaboração |
Fernando Mendes |
UNIDADES CURRICULARES | DOCENTE |
Módulo II - Espaço e Comunidade | |
- A construção orgânica e auto-determinada de comunidades - Abertura, diversidade e comunidades auto-determinadas – o 4º espaço - People’s people - Felicidade como construção social - Aprendizagem pelos pares |
Daniela Marzavan |
Módulo III - Projeto Individual de Espaços Colaborativos | |
- Identificação de um problema singular, decorrente do contexto particular e vontade de cada aluno e aluna - Design de um espaço colaborativo, relevante nesse contexto pré-definido e que contribua positivamente para a comunidade em que se insere - Apresentação final |
Pedro Reis |
Pós-Graduação
Fotografia e New MediaPós-Graduação
Design para Indústrias CriativasTodas as novidades de cursos e eventos.