Pós-Graduação
Design de Espaços, Colaboração & Comunidades

Pedir informações
Propina
Candidatura Online

PÓS-gRADUAÇÃO em Design de Espaços, Colaboração & Comunidades

 
Fernando Mendes

Coordenador do Curso

Fernando Mendes

Apresentação

Desde o início deste século o trabalho, em particular, sofreu alterações profundas e ainda de consequências imprevisíveis. Consequentemente, o futuro do trabalho é um dos temas mais debatidos e mediatizados à escala global. Estas mudanças são tão profundas quanto rápidas e difusas, obrigando cada um de nós a reposicionar-se na Sociedade do Conhecimento em construção.

Compreender esta nova dimensão dos espaços colaborativos, abertos e baseados em comunidades ativas e resilientes, é essencial na abordagem e resposta aos novos problemas colocados por esta mudança de paradigma, que afeta profissionais, estudantes, empresas, sectores vários e indústrias emergentes.

Num futuro muito próximo, a capacidade de trabalhar colaborativamente, integrando comunidades ativas, em espaços alimentados por diversidade, abertura e empatia não será uma opção ou soft skill, mas antes um imperativo ou hard skill.

A Pós-Graduação em Design de Espaços, Colaboração e Comunidades vem colmatar uma lacuna importante na oferta formativa, conjugando de forma singular estas três dimensões, de forma integrada, prática e impactante, tanto ao nível individual, do aluno, como ao nível institucional, para empresas e instituições.

 

 

2.Arq. Bruno Maltez / NOW


Benefícios

  • Uma abordagem exodisciplinar  mantendo a prática interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar que é assinatura indelével da prática do design, pelo menos nas últimas décadas
  • Acesso às melhores práticas e aos projetos mais relevantes neste mercado, nomeadamente proporcionando um contacto direto com os key players dos movimentos de Coworking, Coliving e Maker, em Portugal e no Mundo;
  • Compreender a interdependência entre abertura, diversidade e colaboração para o sucesso dos espaços de trabalho do futuro;
  • Proximidade aos mais importantes hubs criativos da cidade e do país, com o potencial real de parcerias e experiências singulares para os estudantes.
1. Design Espaço e CComunidades

 


Destinatários

Para os designers, arquitetos, atores e empreendedores sociais, sociólogos, detentores de cargos públicos e respetivas equipas de gestão de equipamentos, com a responsabilidade de instalar e/ou reconverter edifícios em espaços de coworking, coliving, makers e outros hubs criativos que se tornam a base de trabalhadores remotos, nómadas digitais e empreendedores.

 

Saídas Profissionais

Designers de espaços colaborativos // designers de comunidades // designers sociais // gestores de comunidades físicas e digitais // gestores de hubs criativos // especialistas em colaboração //design de ambientes // empreendedores e empresas que pretendam abrir novos espaços privados.

5.

Carlos Rosa-Diretor IADE

Design in Tech para melhores negócios!
O design e as profissões da criação há muito que deixaram de estar arrumadas numa “fase” ou num “departamento”. Para as empresas que percecionam o design da forma certa, o retorno é garantido. A prova disto está num estudo levado a cabo pela Standard & Poor’s, que refere, que as empresas que mais investiram em processos de design na última década, superaram todas as restantes em cerca de 211%!
A importância do design for business está, simplesmente, a ganhar uma dimensão enorme e o IADE, atento a estes sinais, desenhou uma panóplia de programas de formação executiva inovadores que vão ao encontro das necessidades do mercado, ensinando todos aqueles que procuram criar novos negócios, ou reinventar os já existentes, “casando” o design com a tecnologia e com as novas tendências, com um foco muito grande nos novos modelos de inovação.

CARLOS ROSA

Diretor do IADE

Horário / Duração

Pós-laboral / 9 meses

 

 

INÍCIO DO ANO LETIVO

Outubro 2021

 


Parceiros

 

Parcerias_pg_design_espaços_colaboração_comunidades

Campus

Santos - Lisboa

 

Regime

Presencial

Nota: Caso se verifique necessário, por questões de segurança, as aulas decorrerão em formato Hyflex

 

BLOCO COMUM

 
UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
Estudos Interdisciplinares
António Gorgel Pinto
Design Estratégico
Ana Margarida Ferreira
Tendências e Inovação
Hande Ayanoglu

 

BLOCO DE ESPECIALIZAÇÃO

 
UNIDADES CURRICULARES DOCENTE

Módulo I

O Terceiro Espaço

Fernando Mendes

Espaço para a colaboração

Pedro Reis

Trabalho Remoto & Nomadismo Digital

Gonçalo Hall
Espaço, Utilizadores & Comportamentos Bruno Maltez
Colaboração & design? Pedro Reis
e-Colaboração João Vitória
Módulo II
Gerir Comunidades Ana Santiago
Comunidades Online Adriana Afonso
 
UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
Módulo III

Projecto Final

+ Talks*

Fernando Mendes 

Pedro Reis 

Bruno Maltez 

 
*Talks
Hub Criativo do Beato  Miguel Fontes 
Mercedes Digital  Alexandre Vaz 
VU Lisboa Skoola  Mariana Duarte Silva
Salto Systems  Pedro Candido

 

BLOCO DE OPTATIVAS DE MESTRADO

 
Mestrado em Design do Produto e do Espaço
Design de Equipamento e do Espaço
História do Design Industrial e Ambientes
Mestrado em Computação Criativa e Inteligência Artificial 
Design de Interfaces e Interação

 

 
Mestrado em Design Management
Service Design
Business Design

 

* Obrigatória a escolha de duas unidades curriculares da lista apresentada

 

 

  • _DSC4459
  • _DSC0005-1
  • _DSC1016-1
  • _DSC0231-1
  • _DSC1228-1
  • _DSC0218-1
  • _DSC4978
  • _DSC0449-2
  • 3d_lab
  • _DSC4420