Mestrado
DESIGN Do PRODUTO E DO ESPAÇO

Pedir informações
Download da Brochura
Propina
Candidatura Online

mestrado em Design do produto e do espaço

Rodrigo Ramirez

Coordenação do Curso

Rodrigo Hernández-Ramírez

Apresentação

O Mestrado em Design do Produto e do Espaço dedica-se à investigação no design de produto e de espaço. Na criação de projetos de produtos e espaço, o processo de design iterativo é essencial.

O desenho de produtos trata de meios inovadores e tecnológicos que permitem aos estudantes obter benefícios de outras disciplinas, nomeadamente ergonomia, materiais, protótipos e métodos de desenho.

O desenho de espaço especula sobre espaços habitáveis e espaços efémeros, com especial atenção para a história do design e novas tendências no design.

Contando com o apoio de académicos e profissionais ativos no mercado nas áreas de design, arquitetura, engenharia e marketing, os estudantes terão a oportunidade de fazer parte da criação de um espaço de investigação que visa a observação do mercado, dando resposta às necessidades da área.

Apresentação Mestrado Design do Produto e do Espaço


Benefícios

  • Preparação de profissionais capazes de atuar na investigação ou no desenvolvimento de produtos, espaços e serviços, no sentido de responder aos desafios de um mercado altamente competitivo. 
  • Permite o entendimento de todo o processo de desenho de produto e de espaço, dando ênfase à investigação, conceção, modelação e avaliação.
  • Promoção do contacto com a realidade empresarial, quer através de seminários e workshops temáticos com líderes e profissionais de referência, quer através de atividades de imersão na Fábrica.
  • Acesso aos Laboratórios do IADE (3D Lab, Photo Lab, UX Lab, Digital Lab, Print Lab, Media Lab, entre outros) para o desenvolvimento e materialização de ideias e projetos.


Fábrica

A Fábrica é o organismo de projetos especiais do IADE. Tem como principal missão alavancar a reputação e o reconhecimento da marca IADE. Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação: fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares); fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil) e fabricação do  futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).

 

Saídas Profissionais

 

O Mestrado pretende formar profissionais  capazes de dominar ferramentas teóricas, técnicas e de design, adequadas para trabalhar seja num estúdio de design ou na qualidade de freelancer:

Consultor de Design // Designer de produtos de consumo // Designer tecnológico do produto // Designer de serviços // Designer de interiores // Gestor de Produto // Gestão de design e inovação.


Os Mestres em Design do Produto e do Espaço ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.

 

 

Horário/Duração

Pós-laboral / 4 Semestres

 

idioma

Português/Inglês (regime de tutoria)

 

Campus
Santos - Lisboa

 

INÍCIO DO ANO LETIVO

Setembro 

1º ANO

1º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Design de Produto 56 9
Modelação e Prototipagem 28 6
Ergonomia do Produto e dos Ambientes 28 6
Ciência e Tecnologia dos Materiais 28 6
Metodologia de Investigação 28 3

2º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Design de Ambientes 56 9
Design de Equipamento e do Espaço 28 6
Estudos de Tendências no Design 28 6
História do Design Industrial e Ambientes 28 6
Cenografia e Produção Fotográfica 28 3

2º ANO

3º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Dissertação / Projeto / Relatório de Estágio 14 18
Design Management 28 6
Técnicas de Análise de Dados 28 6

 

4º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Dissertação / Projeto / Relatório de Estágio 14 30


Certificação e Acreditação

Aprovado pela A3ES em 19/9/2016.

Registo nºR/A -Ef 211/2011/AL03, de 05/08/2021 (DGES).

Despacho n.º 8544/2021, de 27 de agosto de 2021, II Série nº 167 D.R.

  • _DSC0303
  • _DSC1228-1
  • _DSC5159
  • _DSC2744-1
  • _DSC2786
  • _DSC0218-1
  • workshop_01
  • _DSC2585
  • _DSC2345
  • _DSC2580