Nos meios profissionais que compõem o campo alargado da comunicação, os processos produtivos encontram-se, hoje em dia, em permanente mutação. As fronteiras entre áreas, funções e ocupações são fluídas e dinâmicas. E o mercado procura, por isso, cada vez mais, profissionais também eles adaptáveis, dinâmicos e polivalentes. O perfil profissional híbrido é definitivamente muito valorizado.
Este mestrado vem dar resposta a esta necessidade do mercado, assentando no ensino e aquisição de competências na área dos audiovisuais e produção dos media, fundamentais para os profissionais de áreas diversas – como o marketing, a comunicação organizacional, a publicidade, as relações públicas ou o jornalismo, entre outras – desempenharem um papel diferenciador e indispensável num mercado tão exigente e desafiante como o da atualidade.
A Fábrica é o organismo de projetos especiais do IADE. Tem como principal missão alavancar a reputação e o reconhecimento da marca IADE. Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.
Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação: fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares); fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil) e fabricação do futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).
O Mestrado pretende formar profissionais capazes de atuar de forma diferenciadora na área dos audiovisuais e produção dos media digitais seja em agências de comunicação, publicidade ou design, seja através do desenvolvimento de trabalhos como profissionais autónomos (Criação de Conteúdos Digitais, Gestão de conteúdos multimédia para plataformas online e offline, Gestão e publicação de conteúdos Web, Editor de Som e Imagem, Animador Digital).
Os Mestres em Comunicação Audiovisual e Multimédia ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.
Pós-laboral / 4 Semestres
Português/Inglês (regime de tutoria)
Setembro/ Outubro
1º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Sociedades Modernas e Cultura Visual | 21 | 6 |
Storytelling | 21 | 3 |
Animação Digital | 21 | 3 |
Laboratório Web | 42 | 7 |
Laboratório de Infografia Digital | 42 | 7 |
Living Lab I – Jornalismo Digital | 28 | 4 |
2º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Dinâmicas Sociais e Media Digitais | 21 | 3 |
Estratégia e Desenho de Negócios Digitais | 21 | 3 |
Gestão de Comunidades Virtuais | 21 | 3 |
Laboratório de Audiovisuais | 42 | 7 |
Laboratório de Transmedia | 42 | 7 |
Living Lab II – Comunicações e Organizações | 28 | 7 |
3º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Metodologia de Investigação | 28 | 6 |
Análise de Dados | 28 | 6 |
Trabalho Final de Curso | 28 | 18 |
4º Semestre
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Trabalho Final de Curso | 42 | 30 |
Certificação e Acreditação:
Acreditado pela A3ES em 21/05/2019.
Registo nº R/A -Cr 25/2019/AL01, a 27/07/2021 (DGES).
Despacho n.º 8105/2021, de 16 de agosto de 2021, II Série nº 158 D.R.
Mestrado
Design e Cultura VisualMestrado
Design & PublicidadeMestrado
Design ManagementPós-graduação
Fotografia e New MediaTodas as novidades de cursos e eventos.