Mestrado
COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA

Pedir informações
Download da Brochura
Propina
Candidatura Online

mestrado em COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA

Joana Ramalho
Carlos Turri

Coordenação do Curso

Joana Ramalho e Carlo Turri

Apresentação

Nos meios profissionais que compõem o campo alargado da comunicação, os processos produtivos encontram-se, hoje em dia, em permanente mutação. As fronteiras entre áreas, funções e ocupações são fluídas e dinâmicas. E o mercado procura, por isso, cada vez mais, profissionais também eles adaptáveis, dinâmicos e polivalentes. O perfil profissional híbrido é definitivamente muito valorizado.

Este mestrado vem dar resposta a esta necessidade do mercado, assentando no ensino e aquisição de competências na área dos audiovisuais e produção dos media, fundamentais para os profissionais de áreas diversas – como o marketing, a comunicação organizacional, a publicidade, as relações públicas ou o jornalismo, entre outras – desempenharem um papel diferenciador e indispensável num mercado tão exigente e desafiante como o da atualidade.

 

mestrado-design-publicidade.jpg

Benefícios:

> Proporciona uma formação inovadora e pioneira que articula as áreas da Comunicação, da Tecnologia e do Design.

> Contribui para a formação de profissionais criativos, empreendedores, autónomos e capazes de conceber, produzir ou gerir os mais diversos conteúdos audiovisuais e multimédia.

> Ao longo do Mestrado, o estudante desenvolverá o seu portfólio, o qual contará com, pelo menos, 4 projetos, os quais poderão ser decisivos na sua entrada no mercado de trabalho ou alavancagem da sua carreira.

> Conta com módulos de caráter tecnológico e metodologias de ensino organizadas em PBL (project based learning) passíveis de estimular a criatividade dos estudantes no processo de aprendizagem e na posterior aplicação dos conhecimentos adquiridos. 

> Cria condições para que os estudantes dominem linguagens e ferramentas tecnológicas que permitam utilizar esses conhecimentos na criação de projetos de comunicação em ambiente multimédia.

_DSC1029-1

Fábrica

A Fábrica é o organismo de projetos especiais do IADE. Tem como principal missão alavancar a reputação e o reconhecimento da marca IADE. Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação: fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares); fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil) e fabricação do  futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).

 

Horário / Duração

Pós-laboral / 4 Semestres

 

INÍCIO DO ANO LETIVO

Setembro de 2019

Campus

Santos - Lisboa

 

Idioma

Português /Inglês (regime de tutoria)

1º ANO

1º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Sociedades Modernas e Cultura Visual 42 6
User Experience 21 3
Storytelling 21 3
Design de Informação 21 3
Animação Digital 21 3
Laboratório de Infografia Digital 28 4
Laboratório Web 28 4
Living Lab I – Jornalismo Digital 28 4

2º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Dinâmicas Sociais e Media Digitais 21 3
Estratégia e Desenho de Negócios Digitais 21 3
Análise e Criação de Tendências 21 3
Gestão de Comunidades Virtuais 21 3
Narrativas Sonoras 21 3
Narrativas Vídeo 21 3
Laboratório de Audiovisuais 28 4
Laboratório de Transmedia 28 4
Living Lab II – Comunicações e Organizações 28 4

2º ANO

3º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Metodologia de Investigação 42 6
Análise de Dados 28 6
Trabalho Final de Curso 28 18

4º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Trabalho Final de Curso 15 30


Certificação e Acreditação:

Acreditado pela A3ES em 21/05/2019.

Registo nº R/A-Cr, de 14/06/2019.

  • laboratorio-fotografia.jpg
  • lounge.jpg
  • cabine-som.jpg
  • biblioteca.jpg
  • ux-lab-2.jpg
  • estudio-fotografia-2.jpg
  • sala-aula.jpg
  • lounge-auditorio.jpg
  • ux-lab-4.jpg
  • ux-lab-3.jpg