Mestrado
COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA

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mestrado em COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA

 
Milton Cappelletti


Coordenação do Curso
Milton Cappelletti

Apresentação

Nos meios profissionais que compõem o campo alargado da comunicação, os processos produtivos encontram-se, hoje em dia, em permanente mutação. As fronteiras entre áreas, funções e ocupações são fluídas e dinâmicas. E o mercado procura, por isso, cada vez mais, profissionais também eles adaptáveis, dinâmicos e polivalentes. O perfil profissional híbrido é definitivamente muito valorizado.

Este mestrado vem dar resposta a esta necessidade do mercado, assentando no ensino e aquisição de competências na área dos audiovisuais e produção dos media, fundamentais para os profissionais de áreas diversas – como o marketing, a comunicação organizacional, a publicidade, as relações públicas ou o jornalismo, entre outras – desempenharem um papel diferenciador e indispensável num mercado tão exigente e desafiante como o da atualidade.


Benefícios

  • Formação inovadora e pioneira que articula as áreas da Comunicação, da Tecnologia e do Design.
  • Contribui para a formação de profissionais criativos, empreendedores, autónomos e capazes de conceber, produzir ou gerir os mais diversos conteúdos audiovisuais e multimédia.
  • O estudante desenvolverá o seu portfólio, o qual contará com projetos e elementos de comunicação audiovisual e multimédia que poderão ser decisivos na sua entrada no mercado de trabalho ou alavancagem da sua carreira.
  • Módulos de caráter tecnológico e metodologias de ensino organizadas em Project Based Learning passíveis de estimular a criatividade dos estudantes no processo de aprendizagem e na posterior aplicação dos conhecimentos adquiridos.

 

Fábrica

A Fábrica é o organismo de projetos especiais do IADE. Tem como principal missão alavancar a reputação e o reconhecimento da marca IADE. Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação: fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares); fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil) e fabricação do  futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).

 

Saídas Profissionais

O Mestrado pretende formar profissionais capazes de atuar de forma diferenciadora na área dos audiovisuais e produção dos media digitais seja em agências de comunicação, publicidade ou design, seja através do desenvolvimento de trabalhos como profissionais autónomos (Criação de Conteúdos Digitais, Gestão de conteúdos multimédia para plataformas online e offline, Gestão e publicação de conteúdos Web, Editor de Som e Imagem, Animador Digital).

Os Mestres em Comunicação Audiovisual e Multimédia ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.

 

Horário/Duração

Pós-laboral / 4 Semestres

 

idioma

Português/Inglês (regime de tutoria)

 

Campus
Santos - Lisboa

 

INÍCIO DO ANO LETIVO

Setembro 

1º ANO

1º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Sociedades Modernas e Cultura Visual 21 6
Storytelling 21 3
Animação Digital 21 3
Laboratório Web 42 7
Laboratório de Infografia Digital 42 7
Living Lab I – Jornalismo Digital 28 4

2º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Dinâmicas Sociais e Media Digitais 21 3
Estratégia e Desenho de Negócios Digitais 21 3
Gestão de Comunidades Virtuais 21 3
Laboratório de Audiovisuais 42 7
Laboratório de Transmedia 42 7
Living Lab II – Comunicações e Organizações 28 7

2º ANO

3º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Metodologia de Investigação 28 6
Análise de Dados 28 6
Trabalho Final de Curso 28 18

4º Semestre


UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
Trabalho Final de Curso 42 30


Certificação e Acreditação:

Acreditado pela A3ES em 21/05/2019.

Registo nº R/A -Cr 25/2019/AL01, a 27/07/2021 (DGES).

Despacho n.º 8105/2021, de 16 de agosto de 2021, II Série nº 158 D.R.

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