BLOG

#CreatingCreators  

09/11/2020

Inteligência Artificial: o que aí vem! Ou será, que já chegou?


A utilização crescente de algoritmos de Inteligência Artificial nos processos que cruzam o nosso quotidiano é visível. Está aí. Muitos de nós não queremos é vê-la. Os mundos da criatividade, do direito ou da medicina, deixando a provocação apenas nestes três campos, ainda nem se aperceberam do que aí vem. Ou do que já chegou!

carlosrosa_blog

No campo do design então, os métodos de criação ganham um potencial avassalador!

A Inteligência Artificial quando explicada em formato reduzido e simplista, leva-nos a acreditar que vai roubar o emprego a muita gente. Leva-nos a acreditar seremos desafiados e conquistados por robots! Se apontarmos esta equação ao mundo do design, onde opera quem tem a responsabilidade de moldar os hábitos e as crenças do quotidiano, imaginem as potencialidades (ou não, na cabeça de muitos), as capacidades e limites na utilização de um algoritmo na criação de um objecto visual ou tridimensional. Imaginem o impacto no mundo da criatividade, para não falar no mundo da economia...


Excerto do artigo de opinião de Carlos Rosa, diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, para o Diário de Notícias. O artigo completo pode ser consultado aqui.

 

VOLTAR >>


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA