MEDIA

Comunicados de Imprensa

26/jun/2017 17:50:19

IADE – Universidade Europeia discute as diferentes dimensões do Design


Lisboa, 27 de junho de 2017 – O IADE – Universidade Europeia recebeu, entre 21 e 23 de junho, no Campus de Santos, a 4ª edição da Design Doctoral Conference que teve como mote a TRANScendência e reuniu oradores e investigadores de referência para refletir sobre o avanço da investigação em Design, as suas necessidades, potencialidades e o papel da disciplina na sociedade atual.


A conferência foi organizada pelo Curso de Doutoramento em Design do IADE – Universidade Europeia e pela UNIDCOM, a unidade de investigação que dá apoio à formação de novos investigadores bem à promoção de atividades de disseminação e transmissão de conhecimento como workshops, conferências, cursos de curta duração e publicação de livros e revistas em colaboração com outras instituições e centros de investigação nacionais e internacionais.


No dia 21 de junho, dia da abertura da conferência, foi apresentado o documentário Design Disruptors que pretendeu refletir sobre o novo paradigma do Design, seguido de uma sessão de debate com a participação de Guta Moura Guedes (ExperimentaDesign); Pedro Martins Pereira (Larus Design); Augusto Mateus (Augusto Mateus & Associados Sociedade de Consultores, Lda) e Emília Duarte (Professora e investigadora do IADE – Universidade Europeia), com a moderação de Carla Borges Ferreira, Diretora da Meios & Publicidade. O debate analisou as Dimensões do Design no século XXI, as suas tendências e impacto na esfera portuguesa e internacional.


Emilio Gil, designer gráfico e fundador da Tau Design, e Helena Serazin, doutorada em história de arte e investigadora do Research Centre of the Slovenian Academy of Sciences and Arts, foram os keynote speakers da 4ª edição da Doctoral Design Conference. O que dizem os designers? e Como alcançar um doutoramento em Arte, Arquitetura ou História do Design: o caso de Lubliana foram os temas abordados por Emilio Gil e pela investigadora Helena Serazin, respetivamente.


O último dia da Doctoral Design Conference foi assinalado pela apresentação do livro À procura de Práticas sábias: Design e Artesanato na significação dos territórios, de Cláudia Albino que resulta de uma investigação desenvolvida para compreender de que forma o Design pode ser catalisador de novas práticas, capazes de conferir visibilidade aos valores distintivos do território, tornando-o presente e recorrendo ao artesanato como chave de leitura.



AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed