MEDIA

Comunicados de Imprensa

9/mai/2017 11:06:44

Business plan para a Santini vence desafio internacional promovido pelo IADE – Universidade Europeia


Lisboa, 8 de maio 2017 – A proposta de Business Plan para a internacionalização da Santini no mercado turco, desenvolvida no âmbito do desafio ICELAB2017 – Scaling up from local to global, promovido em Portugal pelo IADE-Universidade Europeia, venceu a competição que juntou 80 estudantes e 12 professores de oito países diferentes, no final de abril, na Fundação O Século, em S. Pedro do Estoril. 

A equipa vencedora, composta por sete estudantes internacionais e um aluno português em representação do IADE – Universidade Europeia, após enumerar razões políticas, económicas, socioculturais, tecnológicas, ambientais e legais para fundamentar a exportação do negócio da Santini para a Turquia, realizou uma análise SWOT dinâmica, um estudo da concorrência, elaborou uma estratégia de internacionalização e desenvolveu um modelo de negócio segundo a metodologia Business Model Canvas, que prevê a criação de uma flagship store, dois corners e duas lojas móveis em Istambul. 

Os estudantes vencedores da Áustria, Alemanha, Bélgica, Holanda, Polónia, Finlândia, Turquia e Portugal (IADE – Universidade Europeia) concluíram neste trabalho que a exportação dos gelados Santini para a Turquia vai apresentar um lucro superior a 500 mil euros em dois anos e recomendam a sua internacionalização. 

O ICELAB2017 – Scaling up from local to global, que em Portugal conta apenas com a participação do IADE – Universidade Europeia, é uma ação de formação, dedicada ao empreendorismo, inovação empresarial e internacionalização de negócios, pretendendo promover em paralelo a internacionalização cultural e o networking entre a população universitária de vários países diferentes. 

Neste programa intensivo de uma semana, os alunos do IADE – Universidade Europeia foram integrados em equipas mistas de oito elementos internacionais (um de cada país participante) para responderem a desafios reais colocados por várias empresas. 

O júri do ICELAB foi constituído por professores, provenientes de universidades internacionais em representação dos vários países participantes: Portugal (IADE-Universidade Europeia), Áustria (Vorarlberg University of Applied Sciences), Alemanha (Hochschule der Bayerischen Wirtschaft), Bélgica (Howest, de Hogeschool West-Vlaanderen), Holanda (Stenden Hogeschool), Polónia (Vistula University), Finlândia (Haaga-Helia University of Applied Sciences) e Turquia (Bilgi University).

 

 


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA

 

Facebook Feed